domingo, 28 de junho de 2015


Nesta semana aproveitei para colocar os trabalhos em dia e na minha escola foi momento de decorar as salas de aula e a escola para esperar São João.




Sala de aula do 1º ano


Sala de aula do 1º ano




domingo, 21 de junho de 2015

Esta semana foi corrida, pois teve o Conselho Participativo e a entrega de agendas com os resultados avaliativos do 1º trimestre.

                       


                          Vídeo de apresentação da escola para abertura da reunião.

                                                                       

                         Vídeo apresentado aos pais do 4º ano (turma que eu aconpanhei) com o                                                            acompanhamento musical dos alunos desta turma.




terça-feira, 9 de junho de 2015






Filme: Inteligência Artificial de Stanley Kubrick

Este filme nos apresenta muitos elementos do conceito Corporeidade, que segundo o dicionário informal:

" O corpo é movido por intenções provenientes da mente. As intenções manifestam-se através do corpo, que interage com o mundo, que dá uma resposta para o corpo, que informa a mente através de seus órgãos sensoriais, que, analisando as respostas obtidas do ambiente, muda ou reafirma suas intenções, utilizando o corpo para novas manifestações."

 A partir da leitura "Corporeidade: Uma trama interdisciplinar", escrito por Gonçalves,  indicada na disciplina  CORPOREIDADE, EPISTEMOLOGIA E VIVÊNCIAS DO APRENDER, podemos destacar a importância da  Corporeidade  no modo como o sujeito realiza suas aprendizagens. É muito importante conhecer este conceito e repensarmos  as atividades propostas para os nossos alunos. Ainda também como o toque humano pode surpreender os indivíduos e provocar mudanças significativas quanto ao comportamento  e avanços na aprendizagem.



A Corporeidade como conceito diferenciado nas interações e aprendizagens no cotidiano, define-se como corpo sensiente, ou seja, que aprende através dos sentidos, que necessita experimentar sensações diferentes para provocar sinapses e, através dessa dualidade corpo e mente, realiza aprendizagens.
          

domingo, 7 de junho de 2015

                                              




Esta frase de Paulo Freire é muito inspiradora a todos, não somente aos educadores, mas a todos que se preocupam com a educação, sejam professores , pais ou preocupados com o desenvolvimento dos indivíduos.

Nesta semana que passou, dois momentos sucitaram esta frase em minhas atividades,

O primeiro momento foi a ida a um festival de Rugbby que a minha escola foi convidada  para participar. Neste momento, acompanhamos 35 crianças na faixa etária de 05 a 11 anos. Neste festival pude observar  que algumas crianças bastante tímidas e  pouco participativas, estavam muito a vontade, jogando, correndo, participando das atividades do Rugbby. Nossa, até fiquei emocionada, pois sobretudo, elas estavam felizes. Então, quando o nosso mestre Paulo Freire nos diz: "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades,..." isso é muito real, naquele momento criamos uma possibilidade diferente de participação e aqueles alunos que se sentiam pouco a vontade na escola para participar, estavam engajados na proposta e muito participativos, pareciam outras crianças, Que alegria ter podido ver este momento.

                                     Esta foto tem todo o grupo que participou do festival de Rugbby
                                     Os alunos embarcando no ônibus para ir ao festival
                                                              Jogando Rugbby
                                         A felicidade retrada pela participação

Outro momento desta semana foi assistir  o filme "Inteligência Artificial" de Stanley Kubrick.  Este filme que abordava a presença de robôs entre os humanos, mostrou que a personagem "Mônica" queria ensinar algo ao robô "David" do filme, mas ela aprendeu muito mais e, eu aprendi o quanto é importante o toque humano para o desenvolvimento e a aprendizagem das pessoas.