ADAPTAÇÃO DO CÉREBRO PARA SENTIR A MÚSICA
Nos dias atuais muitos estudos estão sendo realizados para descobrir como o cérebro dos surdos sentem a música. Nestas pesquisas descobriu-se que o cérebro dos surdos usa a parte da “audição” para sentir o toque e ver objetos. Mostra que as pessoas surdas usam o córtex auditivo para processar tanto toque e estímulos visuais muito mais do que os indivíduos que ouvem.

Imagem do córtex auditivo
“Esta pesquisa mostra como o cérebro dos surdos é capaz de se religar de maneira dramática”, disse Dr. James Battey, Jr., diretor do Instituto Nacional de Surdez e Outros Distúrbios de Comunicação, “Isso vai ser de grande interesse para outros pesquisadores que estão estudando o processamento multissensorial no cérebro”.
fonte:
https://biosom.com.br/blog/saude/o-diferente-cerebro-dos-surdos
As pessoas surdas sentem vibrações na região do cérebro que pessoas sem essa deficiência utilizam para ouvir, o que ajuda a explicar como músicos surdos podem sentir a música e como pessoas surdas podem apreciar concertos e outros eventos musicais. A percepção das vibrações musicais dos surdos é tão real quanto seu equivalente sonoro, por ambos serem processados na mesma região cerebral responsável por identificar as vibrações.
O Dr. Dean Shibata, professor de Radiologia na Universidade de Washington fez uma pesquisa onde utilizou a Ressonância Magnética Funcional para observar o cérebro quando recebe estímulos ou vibrações. Nesta pesquisa ele teve como colaboradores 10 pessoas surdas e 11 pessoas com audição normal que foram submetidos a vibrações intermitentes das mãos e neste momento ele escaneava seus cérebros para detectar atividade na região cerebral responsável por processar as vibrações. Ele concluiu que todos apresentaram atividade co córtex auditivo, no entanto no grupo dos surdos a atividade foi mais intensa do que no grupo com audição normal.
Concluiu que a região do córtex auditivo assume uma função diferente na ausência de audição, adaptando-se para ouvir a música.
Essa pesquisa indica que se uma criança tem contato com música, isso pode estimular seus centros de música no cérebro e contribuir para o seu desenvolvimento cognitivo/linguístico, psicomotor e socioafetivo.
fonte:
http://emedix.com.br/not/not2001/01nov27neu-uw-bod-surdez.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário