quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Ainda sobre inclusão:

"Práticas de inclusão em educação são todas as ações dos educadores (professores, técnicos pedagógicos, gestores, funcionários...) que promovam a participação plena do aluno em seu processo educacional e na vida cotidiana da escola. Por participação plena queremos dizer o usufruto do aluno, qualquer que seja ele, daquilo que lhe é direito: ser educado na escola. E ser educado, é sempre bom lembrar, significa aprender tanto conteúdos curriculares quanto a conviver com a comunidade escolar."

O recorte do texto "Práticas de Inclusão" nos dá uma dimensão do que realmente é inclusão.
A inclusão não pode ser entendida apenas como colocar o estudante na escola junto dos outros. É preciso entender que a inclusão é fazer dele um sujeito participativo, que tenha os seus direitos assegurados, pois todo indivíduo tem o seu direito à escolarização e furtar esse direito é estar contra a evolução dos processos educativos que perceberam que a inclusão trará muitos benefícios ao educando porque além de suas aprendizagens curriculares fará aprendizagens nas áreas emocionais e sociais.
Só aprendemos a nos relacionar com o outro praticando, por esta razão precisamos oportunizar essa interação social. Além daquele que é incluído, os demais também usufruem dessa convivência porque se tornam mais sensíveis, mais receptivos, mais compreensivos e principalmente conseguem perceber que ninguém é tão superior que nunca precisará de uma ajuda ou tão frágil que não pode ajudar os demais.
Para reflexão a fábula: "O Leão e o ratinho" (traduzida em LIBRAS)
https://www.youtube.com/watch?v=5mMiQR9Dr9c



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