A importância do brincar
Nas
aulas de Ludicidade temos nos lembrado de tantas brincadeiras saudáveis de
nossa infância. Ainda temos realizado diversas leituras que nos fazem
compreender o quanto é importante oportunizar momentos lúdicos para uma
criança. Quando vemos uma cena de uma criança brincando, logo vem a nossa
mente: “Como é bom poder ser criança!”
A
partir das leituras de grandes autores como Piaget, Wygotsky, Winnicott,...
temos aprendido que através do brincar e do simbolismo presente nos momentos lúdicos,
as brincadeiras têm um importante papel para o desenvolvimento saudável da
psique das crianças. Contribuem para o desenvolvimento das habilidades
cognitivas, motoras, sócio-afetivas e morais e, funcionam como um suporte no
seu emocional. Além de estarem felizes, por ser um momento prazeroso podem
expressar seus medos e suas angústias.
O
brincar ainda é um facilitador do ensino aprendizagem.
Oi Verlaine,
ResponderExcluirA partir desses novos conhecimentos sobre o brincar, gostaria de saber se com esses novos saberes,você realizou alguma atividade diferenciada que pudesse compartilhar e relatar nesse blog.
Abraços
Maria Rosane
Olá Maria Rosane!
ResponderExcluirNeste ano, estou na vice direção da escola e não tenho uma turma referência, mas como não consigo ficar longe dos alunos eu tenho um projeto de recreação com os alunos que ficam para o contra turno a tarde, neste horário temos uma rotina diferenciada para cada dia da semana e, para exemplificar, temos o dia do brinquedo e o dia dos eletrônicos. No dia do brinquedo, os estudantes de 3º e 4º Ano trazem o seu brinquedo de casa e brincam juntos. É muito interessante como recriam cenários e brincam muito felizes, o objetivo é um resgate a infância, estimulando a imaginação e o prazer de brincar. No dia dos eletrônicos pegamos uma caixa com computadores, celulares, máquinas fotográficas,... e montamos um cenário de lojas, empresas, escritórios e vivenciamos de forma lúdica essas experiências. A partir dessas atividades, tivemos a manifestação do desejo por brincar dos outros estudantes que não fazem parte do projeto, solicitando às suas professoras que façam essas atividades em aula. Com isso é possível mudar um pouco o foco das crianças da minha escola que, em seu entorno, tem um ambiente de violência e drogadição.