domingo, 17 de julho de 2016





BRINCAR É IMPORTANTE PORQUE...
            Brincar é importante porque faz parte da natureza do ser humano, se nos questionarmos se gostamos de brincar, dificilmente alguém responde de forma negativa esta pergunta. Quando olhamos a nossa volta e vemos crianças, normalmente as vemos brincando.
            As atividades lúdicas sejam brincadeiras, jogos, brinquedos virtuais ou concretos está presente na história do desenvolvimento da humanidade. Nas pesquisas com esta temática encontram-se relatos da existência do lúdico desde os tempos mais remotos.
            No texto “O imaginário, o real e o simbólico” do acervo desta interdisciplina há uma citação “Vasconcelos (2006)” que informa que no Museu Britânico, em  Londres; possui um acervo de brinquedos de mais de cinco mil anos. Também nos informa que no Piauí, no nosso Brasil, nas cavernas de São Raimundo Nonato há figuras que representam brinquedos ou brincadeiras de mais de dez mil anos, ou seja, o ato de brincar é antigo, permanente e atual. Com certeza sem não fosse algo prazeroso e que contribuísse para o desenvolvimento do ser humano, já teria sido substituído nesses anos todos.
            Algumas vezes temos a curiosidade de saber com eram os brinquedos e as brincadeiras de nossos avós e de nossos pais e, ao pesquisarmos, nos damos conta de que algumas nós também utilizamos igual como era ou, com algumas diferenças. Também gostamos de reproduzir brincadeiras antigas com nossos filhos ou alunos. Em quase todas as escolas temos a presença do “Jogo de Amarelinha” e as crianças adoram. Assim como nós adorávamos. Enfim, a criança brinca e se diverte, independente da brincadeira e do tempo da brincadeira.
            A partir disso fica fácil perceber como é importante e vital para o desenvolvimento do ser humano. Brincando a criança exercita papéis que poderá exercer no futuro, através dos jogos consegue tolerar suas frustrações no ganhar e perder e, no cumprimento de regras a ajuda a compreender a importância do auto controle e o respeito às normas nas relações interpessoais.
            No texto “Brinquedos com Vida” do acervo desta interdisciplina, a matéria citada da Revista Nova escola apresenta dicas e sugestões de que brinquedos utilizar nas representações do mundo adulto para as crianças, um exemplo é propor a boneca para meninos e meninas, pois os meninos serão pais e precisam exercitar o cuidado.
            Estudos científicos apontam que crianças que brincam se tornam adultos mais felizes e menos violentos. Como lemos na pesquisa do professor Brown com assassinos.  
Brincadeiras ”livres” são fundamentais para adaptação social, controle do estresse e construção de habilidades cognitivas e capacidade de solucionar problemas. Pesquisas sobre o comportamento animal confirmam os benefícios da brincadeira e estabelecem sua importância evolucionária: brincar pode fornecer aos animais –incluindo humanos- habilidades que ajudam na sobrevivência da espécie.  (Brincar é coisa séria.pdf)

            Brincar é uma necessidade fisiológica tão importante quanto o alimentar-se, vestir-se e cuidar-se. Brincando o cérebro infantil molda-se para os problemas e desafios da vida adulta. Além disso, com as brincadeiras melhoram a coordenação motora, aumentam a velocidade do raciocínio lógico, facilitam  a formulação de conceitos abstratos e promovem o gasto calórico, evitando a obesidade e o sedentarismo que são muito prejudiciais para a saúde.
            Brincando a criança tem a oportunidade de interagir com outras crianças e com o seu meio, tornando-se um indivíduo mais feliz. Pode realizar descobertas que estimularão seus estudos no futuro.
            O lúdico pode , em alguns casos, se traduzir numa profissão que a criança poderá ter no futuro, pois os jogos e as brincadeiras permitem que a criança exercite suas preferências e descubras suas habilidades e potencialidades para alguma área específica, seja ela no campo desportivo ou científico.
            Concluindo, quando se brinca pelo prazer de brincar, estamos trabalhando conteúdos emocionais com os nossos alunos. Portanto brincar nunca será desperdício de tempo ou de aprendizados.         

Um comentário:

  1. Olá Verlaine!
    Teu texto está muito bem elaborado, fazendo referências aos materiais de estudo do PEAD.
    Aproveito para lembrar que já iniciamos o 4º semestre e estamos no aguardo de tuas postagens semanais!
    Abraço,
    Cátia
    Tutora EAD Seminário Integrador

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