terça-feira, 5 de dezembro de 2017





INCLUSÃO ESCOLAR

A temática inclusão escolar é bastante ampla e com diversos conceitos definidos por estudiosos do assunto e interessados pela temática. No entanto algo que se pode afirmar é que inclusão é o acolhimento a todos, sem exceção ou distinção de cor, credo religioso, classe social, condições físicas e psicológicas.
O princípio democrático da educação para todos só se evidencia nos sistemas educacionais que se especializam em todos os alunos, não apenas em alguns deles, os alunos com deficiência. A inclusão, como conseqüência de um ensino de qualidade para todos os alunos provoca e exige da escola brasileira novos posicionamentos e é um motivo a mais para que o ensino se modernize e para que os professores aperfeiçoem as suas práticas. É uma inovação que implica num esforço de atualização e reestruturação das condições atuais da maioria de nossas escolas de nível básico. (MANTOAN, 2008)

Embora algumas pessoas ainda associam o termo inclusão a algum tipo de deficiência, a inclusão é um movimento de ordem mundial que busca a qualidade de ensino para as pessoas que apresentam alguma particularidade para realizar as suas aprendizagens. Para que ocorra uma mudança efetiva de pensamento na sociedade sobre este tema e se desassocie esta ideia é preciso entender e valorizar a diversidade, levando em conta as potencialidades do indivíduo e não somente seus resultados quantitativos, pois desta forma estaremos contemplando apenas uma pequena parcela dos estudantes da sociedade e não todos como deveria ser o princípio básico.
Ao longo dos anos vem se buscando a não exclusão escolar, o que é um avanço; no entanto, este avanço ainda é muito pequeno diante das necessidades que vemos dentro das instituições escolares. Hoje temos escola para todos, mas não temos escolarização para todos. Em alguns ambientes escolares vemos os estudantes incluídos no sistema educacional, mas não participante do processo, pois algumas instituições escolares não dispõe de recursos físicos, pedagógicos e humano para atender a esta demanda. Ao longo de muitos anos as escolas foram se preparando para trabalhar com a homogeneidade e não com a diversidade, razão pela qual enfrenta-se essas dificuldades. Havia uma tendência muito grande em focar nas dificuldades dos estudantes e não se pensava na falta de preparo do educador. Quando se fala em educação inclusiva precisamos pensar na educação como um todo, aluno, professor, legislação, condições físicas e políticas públicas que garantam na prática o acesso a todos.
É primordial vencer os preconceitos para minimizar as barreiras da inclusão efetiva. Precisamos acabar com falas de educadores que dizem temer essa situação, que dizem não saber por onde começar, desta forma prejudicará os demais alunos, falta uma equipe técnica na escola, entre outras. Se faz necessário uma prática inclusiva junto ao professor com recursos financeiros para dar suporte com matérias e mudanças estruturais na escola, adquirir materiais pedagógicos diferenciados e agregar profissionais com formação técnica para auxiliar no aprendizado dos educandos.
A partir do momento que a inclusão for realidade no sistema educacional toda a sociedade será beneficiada, pois entenderemos o conceito de inclusão que é a capacidade de entender e reconhecer o outro, respeitando as diferenças e aprendendo com o outro.


O MARCO DA INCLUSÃO

O marco histórico da inclusão ocorreu em junho de 1994, com a Declaração da Salamanca Espanha, realizado pela UNESCO na Conferência Mundial Sobre Necessidades Educativas Especiais: Acesso e Qualidade , assinado por 92 países, que tem como princípio fundamental: "todos os alunos devem aprender juntos, sempre que possível, independente das dificuldades e diferenças que apresentem".

Este texto foi publicado na página de pbworks "Inclusãonas escolas" de minha autoria e acho muito importante compartilhar esse pensamento, pois precisamos derrubar barreiras e preconceitos que impedem que a inclusão se efetive nas nossas escolas.

Um comentário:

  1. Verlaine, percebemos que na maioria das escolas públicas, não existe a inclusão de fato, pois são poucos os profissionais preparados para receber o aluno que precise de atendimento diferenciado, gerando assim, a exclusão. Vemos que na atualidade se discute muito sobre inclusão, com isto acredito que as melhorias estão chegando pouco a pouco, e um dia teremos a inclusão efetiva.
    Abraços

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