terça-feira, 5 de dezembro de 2017

O tema diversidade e preconceito também foi enfocado na interdisciplina "Seminário Integrador VI".
Nessa interdisciplina publicamos no pbworks um trabalho de pesquisa sobre o tema.
No meu trabalho intitulado: "Respeito à Diversidade" assim relatei:

O preconceito como já sabemos pela etimologia da palavra significa um conceito prévio que temos sobre alguém ou alguma situação.
Então preconceito com a diversidade é um conceito prévio que formamos sem conhecer, sem ter razões específicas para agir desta forma. Temos atitudes de preconceito porque fomos educados para agir assim, reconhecendo e respeitando somente quem se enquadra nos padrões definidos pela sociedade e este preconceito é extensivo para as pessoas que são de raças diferentes, com condição financeira desfavorável, pessoas com deficiências físicas, pessoas acima do peso, enfim que não são de acordo do contexto social que estão inseridos.
O preconceito contra a diversidade sexual tem sido mais acentuado porque as discussões sobre as diferenças de gênero ou orientação sexual tem sido mais evidentes na sociedade atual, anteriormente, esses casos permaneciam mais anônimas por medo ou vergonha de se expor.
Atualmente como houve  uma ampliação nas discussões sobre o tema, temos percebido um número maior de pessoas que estão tentado assumir sua identidade, apesar das dificuldades para se lidar  com esse preconceito. 
O problema não é como os outros são e sim como lidamos com essas diferenças, não sei porque o ser humano se sente "agredido" emocionalmente por convir com alguém que é ou pensa diferente de si, não consegue aceitar e responde com ofensas verbais e até alguns casos vemos notícias de agressões físicas graves e/ou fatais; como o caso do argentino que passou férias no Rio de Janeiro no início desse ano e foi espancado por ter uma orientação sexual diferente dos rapazes que estavam no mesmo local. 

2 comentários:

  1. Oi, Verlaine, toda forma de preconceito é ruim, porque trata de diminuir, menosprezar o outro, ignorando-o como pessoa. Na escola que você atua, tem muitos casos de preconceito?
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria!
    Na escola que eu atuo o preconceito que mais chama a atenção é o de descriminação racial.Não existem muitos casos por ser uma escola pequena. O que chama a atenção é que as pessoas da cor negra não se aceitam, já interiorizaram o estigma do preconceito e demonstram insatisfação pela sua cor de pele.

    ResponderExcluir