A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA INFÂNCIA E NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O brincar na Infância tem uma
importância muito significativa para o desenvolvimento da criança e do adulto
que esta irá se transformar. A brincadeira de uma criança pode dar indicativos
da profissão que irá seguir, da forma como se comportará no ambiente de
trabalho, das relações que estabelecerá com outros indivíduos.
Quando remeto meus pensamentos à
infância, lembro claramente de mim mesma brincando com as crianças da
vizinhança e primos. A minha brincadeira preferida era de escolinha, onde eu era
a professora e também gostava muito de brincar de cantora, fazia um “Cassino do
Chacrinha” e lá ficava eu cantando. Duas importantes características que hoje
são instrumentos de trabalho, pois aquela imagem de mim ensinando outras
crianças começou a ser meu ideal de futuro e a brincadeira de cantora favoreceu
a minha desinibição, o trato com o público, enfim eu estava a frente de pessoas
que paravam para me ouvir, tal como hoje eu diante dos meus alunos. Da mesma
forma que naquela época eu queria agradar, encantar, hoje tenho esse desejo de
encantar os alunos e que estes me ouçam.
Quando eu era criança, a escola
infantil não fazia parte da realidade das crianças da época. Quando os pais
trabalhavam fora as crianças ficavam aos cuidados de parentes ou vizinhos. As
creches ainda eram num número pequeno e sua preocupação era mais de cuidadoria.
Neste período da minha vida as
famílias eram numerosas e, portanto havia muitas crianças para brincarem na rua
ou no quintal das casas, uma vez que não havia a violência tão explicita como
nos dias atuais.
Atualmente, às famílias têm poucos
filhos, a violência afasta as crianças de ambientes externos e estas ficam
então sendo “cuidadas”, por longas horas, pela televisão.
É muito positivo a existência de
escolinhas infantis para que a criança tenha oportunidades de interagir com
outras crianças e até mesmo conhecer brincadeiras, pois com tanto apelo
eletrônico as brincadeiras que desenvolvem a parte motora da criança ficam em segundo plano.
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