REFLEXÕES CRÍTICAS
Ao concluir os meus estudos da
interdisciplina “Infâncias de 0 a 10 anos”, posso dizer que na minha avaliação
o meu aprendizado também foi de “0 a 10”.
Iniciamos
os nossos estudos nesta interdisciplina conceituando a Infância, etapa esta que
é essencial na formação do indivíduo, pois é nesta fase que molda os hábitos
alimentares, os comportamentos frente às situações adversas e reconhecerá nos
adultos boas e más atitudes. Dando sequência aos estudos identificamos a
presença de crianças na mídia que pela sua ingenuidade são utilizadas para
aumentarem os lucros de empresas. Também dentro dessa temática, as crianças são
alvos fáceis da mídia que cria na criança o desejo por ter alguns objetos e
seus pais são praticamente forçados a comprar, porque do contrário a criança
ficará em sofrimento.
Ainda estudamos que na infância pós
moderna, os alunos das nossas escolas estão inseridos num mundo tecnológico bem
distinto do que aquele que vivemos na nossa infância. Os alunos estão inseridos
num mundo tecnológico adquirido pela família ou tem acesso através de vizinhos,
parentes ou até mesmo na escola, quando esta possui Laboratório de informática
educativa.
Os alunos
são inseridos num ambiente tecnológico onde as necessidades são criadas
a partir da divulgação do produto, até o momento que não se tem acesso não é
necessário, depois de conhecê-lo, se faz necessário sua aquisição e a
aquisição, muitas vezes é determinada pela marca do produto, não pela sua
utilidade. Se alguma figura de destaque na mídia o tem, serei de destaque se o
possuir.
Por isso, a escola tem um papel importante
nessa infância pós moderna de encontrar um espaço para desenvolver indivíduos
capazes e felizes, onde o ser tenha supremacia ao ter. As marcas dos materiais
escolares não podem ter mais valor do que o comportamento individual dos
alunos.
O comportamento individual de cada aluno
vai ser o resultado de sua educação, dos valores que receber no decorrer de sua
formação, desta forma é muito importante que conviva num ambiente saudável e
adequado.
Se a criança frequentar ambientes que
promovam a erotização infantil vai queimar etapas do seu desenvolvimento. Expor
à criança num universo adulto, despertando a sexualidade, estimula o
desenvolvimento precoce de um comportamento adulto. Além de ser imoral, contra a
lei, trará prejuízos ao desenvolvimento sadio daquela criança.
O mais grave que observamos nessas
situações é que quem se utiliza da imagem angelical e carismática de uma
criança, muitas vezes, é a própria família, a instituição que deveria ser responsável
por protegê-la.
Quando falamos em proteger a criança
também não podemos deixar de mencionar que a exploração não se dá somente
através da erotização, mas também no uso da imagem da criança em benefício
próprio.
É inegável que a figura meiga e cativante
de uma criança atrai os olhares de todos e por esta razão é muito mais fácil
vender um produto veiculado à imagem de uma criança. Na Infância Soft este
mecanismo é estudado para tenhamos clareza dessa utilização inadequada do poder
de sedução de uma criança.
Precisamos estar atentos a isso para não
comprar uma fralda ou qualquer outro produto, em função de vermos no rótulo um
bebê com aparência bonita e saudável, a fralda tem uma finalidade para ser
usada, sendo a da embalagem com a figura da criança ou não, a sua finalidade é
a mesma.
Os adultos são responsáveis por oferecerem cuidados adequados
a infância, mas muitas vezes, as preocupações com dinheiro, trabalho, economia,
política, diversidade religiosa, não permite que as crianças ocupem um papel
relevante na sociedade moderna.
Uma
abordagem interdisciplinar sobre este assunto é importante para que os pais
possam perceber que as necessidades que eles determinam para os filhos, nem
sempre é a necessidade que as crianças efetivamente têm.
Em alguns
momentos, precisam trazer os filhos para uma conversa, explicar as suas
dificuldades e dar um espaço para que as crianças manifestem os seus desejos,
seus pensamentos, suas opiniões e juntos possam definir o que é relevante para
eles no momento. Em alguns casos, os pais trocam uma idéia com o colega de
trabalho e descobrem a necessidade do filho do colega e saem apressadamente em
busca de outro emprego com melhores salários, com uma jornada de trabalho maior
para oportunizar que seu filho tenha o
que o filho do colega tem, sem ao menos perguntar ao seu filho se era realmente
isso que ele precisava, pois como ampliaram a jornada de trabalho e quando
chegam em casa, seus filhos já estão dormindo.
Ficam tão
absorvidos por seus pensamentos, que não compartilham com seus filhos, não
oportunizam a integração da criança com o mundo das famílias, ficam com num
mundo a parte.
O
pensamento dos adultos precisa sair do macro, onde suas preocupações estarão
focadas em dinheiro, trabalho, religião, política, diversidade na sociedade e focar seu pensamento no micro
onde esses estudos precisam estabelecer uma ligação de que forma esses estudos
serão determinantes ou não para as crianças , que conseqüências trarão para sua
realização profissional no futuro, na felicidade de suas famílias, enfim não
pode ser desvinculada do universo das crianças, precisa estar conectada em uma
relação de importância igual o adulto não é mais importante que a criança e a
criança não pode dominar o pensamento dos adultos.
Para que a
criança tem uma infância plena é importante que receba os cuidados necessários
e tenha um espaço para brincar. O brincar na infância tem um significado muito
importante para a formação do adulto que se transformará. A brincadeira
escolhida pela criança e o seu comportamento frente às dificuldades na
brincadeira serão uma amostra de seu comportamento no futuro.
A
brincadeira deve permear toda a infância, mas principalmente ser estimulada a
parti da educação infantil para propor desafios e descobertas à criança que
contribuirão para o seu aprendizado e seu desenvolvimento psico-social.
A Educação
Infantil deve ser um espaço lúdico, onde a criança é atendida e ter uma
preocupação com a formação da criança que está inserida nesta etapa de
escolarização.
A partir
das citações, o meu aprendizado nesta interdisciplina teve uma evolução grande,
obtive muitas informações novas, ampliei o meu vocabulário e conceitos
novos no estudo da infância.
Olá! O relato pertinente aos estudos da interdisciplina, porém pode acrescentar ideias e conceitos de autores estudados na interdisciplina para ampliar a percepção da aprendizagem. Todos os temas discutidos e elencados na postagem foram debatidos e apresentados durante o eixo 2. Parabéns por demonstrar exemplos de situações e a pensar no cotidiano docente e na relações familiares. Também precisamos dessas situações para fazer o paralelo. Poderá futuramente trazer os autores e os conceitos chaves para uma nova publicação. Interessante relato! Abraços! Continue trazendo exemplos e fazendo referências que fazem você pensar sobre as situações cotidianos.
ResponderExcluirOlá! Aguardo o registro de publicações semanais no blog! Abraços!
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