domingo, 29 de janeiro de 2017



FOCANDO EM ESCOLAS ASAS, A INTERDISCIPLINA DE CIÊNCIAS MOSTROU VÁRIAS FORMAS DE INCENTIVAR A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, OS EXPERIMENTOS DAS CIÊNCIAS MOTIVAM OS ALUNOS A VER COMO AS COISAS FUNCIONAM E TER INTERESSE PELA PESQUISA E PELAS DESCOBERTAS . AS CIÊNCIAS DÃO ASAS AOS ESTUDANTES.
A SEGUIR UM BREVE RELATO DE UM EXPERIMENTO REALIZADO COM UMA TURMA DE ALUNOS QUE ATENDI:


EXPERIMENTO: BOLSA MÁGICA


Realizei o experimento “Bolsa Mágica” com um grupo de alunos do 3º e do 4º Ano.

Inicialmente apresentei o material e a curiosidade já veio à tona, pois como os materiais não são usuais logo questionaram:
___ O que faremos com isso?
___ Para quê isso?
Respondi que faríamos um experimento científico e após explicar como seria realizado, os questionei:
__ O quê vocês acham que vai acontecer com a água quando furarmos?
Os estudantes responderam:
__ A água vai vazar.
Realizamos o experimento com 4 bolsas de água com níveis diferentes de água.
Numa delas, uma aluna furou sem atravessar o plástico e a água vazou, então descartamos esse experimento.
Depois os questionei novamente:
__ Por quê a água não sai?
E disseram:
___Porque o lápis é igual a um tampão.
Então expliquei que o plástico é composto de Polímeros que são moléculas bem compactadas, ou seja, elementos que ficam bem unidos impedindo a passagem e fiz com que alguns se unissem e outros tentassem transpor a barreira para entenderem porque a água não vazou, pois onde o plástico foi rompido o lápis protegeu e como o plástico é bem compacto e não permitiu o vazamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário