FOCANDO EM ESCOLAS ASAS, A INTERDISCIPLINA DE CIÊNCIAS MOSTROU
VÁRIAS FORMAS DE INCENTIVAR A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, OS
EXPERIMENTOS DAS CIÊNCIAS MOTIVAM OS ALUNOS A VER COMO AS COISAS
FUNCIONAM E TER INTERESSE PELA PESQUISA E PELAS DESCOBERTAS . AS
CIÊNCIAS DÃO ASAS AOS ESTUDANTES.
A SEGUIR UM BREVE RELATO DE UM EXPERIMENTO REALIZADO COM UMA TURMA DE
ALUNOS QUE ATENDI:
EXPERIMENTO:
BOLSA MÁGICA
Realizei o experimento “Bolsa Mágica” com um grupo de alunos do
3º e do 4º Ano.
Inicialmente apresentei o material e a curiosidade já veio à tona,
pois como os materiais não são usuais logo questionaram:
___ O que faremos com isso?
___ Para quê isso?
Respondi que faríamos um experimento científico e após explicar
como seria realizado, os questionei:
__ O quê vocês acham que vai acontecer com a água quando furarmos?
Os estudantes responderam:
__ A água vai vazar.
Realizamos o experimento com 4 bolsas de água com níveis diferentes
de água.
Numa delas, uma aluna furou sem atravessar o plástico e a água
vazou, então descartamos esse experimento.
Depois os questionei novamente:
__ Por quê a água não sai?
E disseram:
___Porque o lápis é igual a um tampão.
Então expliquei que o plástico é composto de Polímeros que são
moléculas bem compactadas, ou seja, elementos que ficam bem unidos
impedindo a passagem e fiz com que alguns se unissem e outros
tentassem transpor a barreira para entenderem porque a água não
vazou, pois onde o plástico foi rompido o lápis protegeu e como o
plástico é bem compacto e não permitiu o vazamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário