terça-feira, 31 de janeiro de 2017

 DANDO CONTINUIDADE A ESTE ENFOQUE DE ESCOLAS ASAS, A INTERDISCIPLINA DE MATEMÁTICA TRABALHOU NOS DANDO SUBSÍDIOS TEÓRICOS DE TEXTOS RELATIVOS A CONCEITOS MATEMÁTICOS E, TAMBÉM PROPÔS PARA TRAZERMOS SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA SEREM POSTAS EM PRÁTICA COM ESTUDANTES, DESTA FORMA OBTIVEMOS VÁRIAS SUGESTÕES APRESENTADAS PELAS COLEGAS, NOS MOSTRANDO QUE A MATEMÁTICA NÃO PRECISA SER TEMIDA E SIM TRABALHADA COM FORMAS DIVERSIFICADAS PARA SE TORNE ATRATIVA E, A PARTIR DE ATIVIDADES CONCRETAS, OS ESTUDANTES TENHA CONDIÇÕES DE ABSTRAIR OS CONCEITOS. A MATEMÁTICA APRESENTADA ASSIM É “LEGAL” COMO DIZEM AS CRIANÇAS.

SUGESTÕES PARA TRABALHAR DE FORMA DIFERENCIADA AS OPERAÇÕES DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO:


- Quebra cabeça das tabuadas: Solicito imagens para os estudantes para fazer quebra-cabeças. Numa folha de ofício, dividida em quadrados coloco as sentenças matemáticas com as operações de multiplicação ou divisão (5 X 4=, 15 : 3=,...) e numa outra folha na ordem espelhada da folha faço as respostas ( 20, 5,...). Colo a folha com as sentenças atrás da figura e corto os quadrados que será o quebra-cabeça. Para a montagem correta do quebra-cabeça a criança coloca a figura com a sentença matemática sobre a resposta para o algoritmo. Como não terá os encaixes, terá que acertar as multiplicações ou divisões para concluir a montagem do quebra-cabeça;
- Jogo de trilhas utilizando dois dados: Lança-se os dados e multiplica-se os dois algarismos para saber quantas casas andar;
- Dominó da multiplicação e da divisão;
- Triminó da multiplicação e da divisão: Joga-se semelhante ao dominó, mas as peças são em formato de triângulo e com três faces, ao invés de duas;
- Quadriminó da multiplicação ou divisão: Joga-se semelhante ao triminó, mas as peças são no formato de um quadrado e com quatro faces ao invés de três;
- Calculadora de papel: Reproduzo num papel duro (folha de desenho, cartolina,...) um desenho de uma calculadora ficando o espaço de 3 colunas cortadas, onde será encaixado uma tabela com as sentenças de todas as tabuadas até o dez. Movimentando-se a tabela tem-se por exemplo: 2 X 3 = 6, onde o dois aparece na primeira coluna, o três na segunda coluna e o seis na terceira coluna, ou seja, nas colunas vazadas é que vemos os algarismos;
- Geoplano: consiste numa tábua de madeira com 100 pregos alinhados de 10 em 10, formando um quadriculado. Utilizando-se 02 atilhos, marca-se a sentença matemática, por exemplo 2 X 8 =, marca-se dois pregos na vertical e oito na horizontal, demarcando a quantidade de pregos que deverá ser contada, obtendo-se a resposta;
- Histórias matemáticas contextualizadas com a realidade dos estudantes: “João atendeu à solicitação de sua mãe e guardou as suas sessenta figurinhas em quatro caixinhas para poder jantar. Quantas figurinhas guardou em cada caixinha?, Júlia foi ao mercadinho e comprou um chocolate para ela e para os seus três irmãos. Cada chocolate custou R$ 1,90. Quanto ela gastou?...”
- Jogos do “Gcomprix” no Laboratório de informática para desenvolvimento do cálculo mental, onde só avança de fase a partir da escolha das respostas corretas no computador;


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