quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

DAS DIVERSAS FORMAS QUE APRENDEMOS NA INTERDISCIPLINA DE ESTUDOS SOCIAIS PARA DESENVOLVER NOÇÕES DE TEMPO E ESPAÇO, UMA DAS ESTRATÉGIAS É A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS LÚDICOS QUE ESTIMULEM O APRENDIZADO DANDO INFORMAÇÕES SOBRE  A LINHA DE TEMPO DA VIDA DA CRIANÇA, DESTA FORMA ELA PERCEBE QUE OS FATOS DE SUA VIDA VÃO ACONTECENDO DE FORMA CRONOLÓGICA, ASSIM COMO OS FATOS HISTÓRICOS QUE APRENDEMOS, ASSIM FICA MAIS COMPREENSÍVEL RELACIONAR COM AS INFORMAÇÕES QUE SÃO PASSADAS NA ESCOLA. FICA MAIS EVIDENCIADO TAMBÉM OS TEMPOS DOS ACONTECIMENTOS, SEJAM ELES DO PRESENTE OU DO PASSADO. TAMBÉM É POSSÍVEL PROJETAR ALGUNS ACONTECIMENTOS QUE DESEJÃO QUE OCORRANO FUTURO.ESTA É UMA MANEIRA MAIS ATRAENTE PARA ESTIMULAR A IMAGINAÇÃO E CONSOLIDAR APRENDIZAGENS.

SUGESTÃO DE ATIVIDADE: CINEMINHA DA VIDA

MATERIAL NECESSÁRIO:
- caixa de leite vazia;
- 02 palitos de churrasquinho;
- folhas de ofício;
- lápis de escrever e lápis de cor;
- papéis coloridos;
- fotos.
MODO DE FAZER:
Solicitar que tragam fotos: do nascimento, 01 ano, 02 anos até chegar a idade atual (uma para cada ano de vida).
Reproduzir as imagens numa tira de papel ofício, uma imagem para cada ano de vida.
Cortar a frente de uma caixa de leite vazia e limpa, reproduzindo uma tela.
Forrar a caixa com papéis coloridos.
Enrolar a tira de papel nos palitinhos de churrasco e encaixar no espaço cortado da caixa, fazendo furos na lateral da caixa para encaixar os palitos que irão passar as imagens.
Posicionar a imagem do nascimento e ir girando as demais, como se estivesse passando um filme.

“O conhecimento humano é essencialmente coletivo e a vida social constitui um dos fatores essenciais da formação e do crescimento dos conhecimentos pré-científicos e científicos” (PIAGET, 1993, p.17)

Nenhum comentário:

Postar um comentário