"Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos"
Parafraseando Paulo Freire após leituras em sua obra "Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente" a exigência do respeito aos saberes dos educandos é fundamental para a inserção do educando no ambiente escolar, não podemos desconsiderar a história e as vivências do indivíduo no período que antecede à escola ou os acontecimentos que ocorrem no turno inverso à escola. Essa história rica em experiências e aprendizados não pode ser desconectada do estudo, ao contrário precisa ser aproveitada, explorada, conhecida e aproveitada como ponto de partida para o planejamento pedagógico do professor.
O professor deve aproveitar e discutir esses saberes do cotidiano dos alunos e relacioná~los com os conteúdos escolares, contextualizando-os a vida em sociedade e desta forma trazendo significado para o aprendizado escolar.
É preciso respeitar os desejos e as curiosidades dos estudantes e dar espaço para as discussões coletivas, pois assim estaremos produzindo cidadão críticos e conscientes da realidade em que estão inseridos. A intimidação para que não ocorram discussões e contribuições dos estudantes por autoritarismo do professor fará com que os estudantes se tornem sujeitos passivos, submissos e resignados às condições e ao sistema que lhe oferecem, sem condições de oferecer resistência e proporem mudanças.
Embora a obra de Paulo Freire tenha sido publicada em 1996, ainda em 2019 permanece atual e necessária para a formação dos professores.
"Por que não aproveitar a experiência que tem os alunos em viver em áreas da cidade descuidadas pelo poder público para discutir, por exemplo, a poluição dos riachos,..."
Questões como esta presentes na obra de Paulo Freire, ainda podem ser trazidas às discussões nas salas de aula atuais, pois ainda estão carentes de respostas.
E ainda se contextualizarmos esse conteúdo aos noticiários atuais vamos percebendo que em alguns momentos as notícias que ouvimos são contrárias a essa ideia, existe uma corrente de pensamento querendo impedir essa geração escolar de conhecer todos os grupos sociais existentes,que até mesmo a legislação já reconhece. ou seja, parece um processo de retrocesso ao respeito aos saberes trazidos das vivências cotidianas para um reconhecimento apenas do saber escolar.
A escola precisa se subsidiar da Pedagogia da autonomia para formar cidadão críticos e autônomos na sua liberdade de pensar e se expressar.
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