segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

NOVAS REFLEXÕES...
Interessante esta ideia de rever semestres anteriores para fundamentar as reflexões atuais. Neste momento em que nos encontramos na reta final do curso é importante dar uma parada e fazer leituras de semestres anteriores e corroborar com experiências práticas para refutá-las ou reafirmá-las.
Ao repassar pelas disciplinas do início do curso não poderia deixar de lado a intrigante e pensante  interdisciplina CORPOREIDADE. Para uma professora como eu com praticamente trinta anos no exercício do Magistério, certamente as contribuições da interdisciplina me fizeram fazer reavaliações a cerca do meu trabalho.
Quando me deparei com o texto O QUE SIGNIFICA APRENDER de Kelso não consegui ficar imune a reflexão sobre o que significa aprender.



Embora eu tenha colhido aprendizados nestes quase trinta anos, certamente eu compreendo que ainda há muito por aprender. Os questionamentos são inevitáveis será que os meu alunos realmente aprenderam?
Enfim, aprendi que é necessário aprender a aprender constantemente e qualitativamente, não quantitativamente como se pensava em tempos anteriores. Kelso deixou claro que temos que mudar a maneira de como compreendemos o aprender.
Hoje acredito que o sinônimo para a aprendizagem é uma mudança no comportamento e na compreensão de que o indivíduo é um ser inteiro e não fracionado. Precisa aprender a pensar, escrever, calcular, refletir e se relacionar. Podemos perceber que houve aprendizagem quando notamos mudanças no comportamento e não apenas quando acumula novas informações.
Em 2018 tive uma experiência bem distinta com uma turma de 2º Ano do Ensino Fundamental onde tive que mudar varias vezes a minha postura para encontrar um equilíbrio na turma , provando para mim mesma que todos esses anos de experiência me trouxeram muitas informações, mas neste ano que passou eu realmente tive um aprendizado de como as crianças comportam-se diferente em cada ano. Não dá para pegar um diário antigo de outras turmas e reproduzí-lo no quadro para a turma atual, tem que refletir e buscar alternativas adequadas para cada turma, pois cada turma tem sua identidade própria e sua maneira de aprender e, cada um é um ser único na turma.
Então fica minha questão: será que aprendi?
Acho que sim, mas certamente, assim como a neurociência não encerrei meus estudos preciso estar lendo e pesquisando porque não sei tudo, tenho muito a aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário