quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

                     "FREUD EXPLICA"...

Certamente em algum momento todos nós já ouvimos a expressão "Freud explica" pela relevância que Freud ainda tem nos estudos da Psicanálise. Embora os estudos de Freud sejam datados de tempos antigos, atualmente ainda são utilizados para explicar o inconsciente humano.
No texto escrito por Adriana G. Ferrari sobre Psicanálise apresentado na interdisciplina de Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia I percebemos o quanto os estudos de Freud contribuíram para o crescimento e o aprimoramento das relações humanas mais saudáveis baseadas no estudo da mente e no respeito às diferenças nas formar de agir e se portar dos indivíduos e, para nós educadores que temos como ferramenta de trabalho a difícil missão de lidar com comportamentos tão distintos, os estudos freudianos nos informam que excessos nos castigos e curiosidades reprimidas das crianças em nossas salas de aulas podem levá-los a problemas psíquicos, aumentando o número de crianças que precisam ser levadas a  tratamentos em consultórios médicos.
As orientações de Freud baseavam-se em satisfazer a curiosidade dos nossos alunos e dar-lhes informações de acordo com a realidade.
Assim no que tange a Educação, a contribuição da psicanálise foi de nos mostrar a importância de dar atenção às necessidades que as crianças tem em cada fase de seu desenvolvimento e de detectar alguns problemas quanto à aprendizagem.
Um ponto significativo a destacar nos estudos da Psicanálise é a "Transferência".
A transferência consiste em transferir algum modelo de comportamento para alguém. Em alguns casos essa transferência é positiva ou negativa, mas um mecanismo muito importante para levar a cura do paciente e em termos de educação é importante que a criança identifique nos seus professores uma relação afetuosa, de carinho, de respeito e de atenção para que consiga transferir esses sentimentos positivos para sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário