CRIATIVIDADE
A criatividade sempre foi algo muito difícil para mim.Sempre tive um comportamento conservador , não dando muito espaço para a minha criatividade poder florescer. Sempre preferi as atividades mais mecânicas e repetitivas, as que os demais iniciavam e só as concluía, porque neste momento já estava tudo determinado como deveria se feito.
E a medida que o tempo foi passando ainda mais a ideia de que eu não era criativa ficou mais forte. Mas ter assistido o vídeo "O que é Criatividade" da professora Ilíada de Castro me fez descobrir que a criatividade não é algo genético que nasce com a pessoa ou não nasce. O indivíduo precisa trabalhar para aflorar a sua criatividade. Eu reconheço que eu não busquei estratégias para melhorar isso em mim, eu acabei me acomodando e não fiz nenhum investimento para melhorar isso.No entanto, eu descobri alguns conceitos novos para a criatividade que eu não conhecia, como por exemplo, quando ela define o criativo como o sujeito que encontra soluções para um novo ou velho problema, essa qualidade eu tenho, procuro encontrar soluções para os problemas que eu tenho que solucionar; também num determinado ponto do vídeo a professora fala que nós temos a ideia de que só as grandes personalidades são criativas, se observarmos bem pessoas comuns são bem criativas e tem que solucionar muitos problemas.
Os ensinamentos da professora me fizeram entender que nós bloqueamos a nossa criatividade, nos sabotando a si próprios e se auto intitulando "Eu não sou criativo".
E fiz isso durante muito tempo, agora estou tentando fazer algo diferente e, como diz no vídeo "olhar a mesma paisagem, mas com um olhar diferente".
Quando eu ouvi no vídeo uma das causas que bloqueia a nossa criatividade "É proibido errar" eu logo associei a mim mesma, pois sempre criei esta regra para mim ficando muito decepcionada comigo mesma sempre que eu errava. Sempre fui compreensiva com os outros, mas muito exigente comigo mesma. Hoje já tenho um pouco mais de flexibilidade para entender que ninguém está buscando o erro, ele acontece e , muitas vezes, pode ser resultado para um possibilidade de acerto.
Sempre fiz questão de acreditar que eu a tinha a resposta certa para tudo e para todos, atualmente não tenho mais essa crença e não me cobro mais por isso.
Estou em busca de fugir de tudo o que é lógico, das respostas padrão que todos esperam, estou tentando fazer diferente, muitas vezes é bem difícil, mas é um exercício que ,com certeza, me permitira ser mais criativa.
Eu sou a única responsável pelos bloqueios que impedem o meu processo criativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário