O professor precisa estar ciente de que é necessário mudar e inovar para adequar o seu trabalho às propostas educacionais da sociedade atual. O estudante de hoje não pode mais ser um indivíduo passivo que recebe informações de seu professor e vai acumulando-as no decorrer dos seus anos escolares. O aluno deve ser um agente atuante e transformador na sociedade e para isso é necessário que a escola se atualiza e busque inovar.
Um importante recurso que está a disposição do professor nos dias atuais para colaborar com as mudanças que se fazem necessário é a tecnologia.
No entanto somente a tecnologia não é suficiente, é necessário mudar a postura do professor frente a sua metodologia de trabalho, de nada vai adiantar trazer para a escola um aparato tecnológico e não inovar na sua metodologia.
Neste vídeo o gestor da escola comunicou a professora de que a escola se modificaria e teria a disposição novos recursos tecnológicos, mas não ofertou formação adequada à professora para que esta pudesse rever sua metodologia de trabalho e utilizar esse recurso como um aliado para agregar novas aprendizagens aos alunos.
Devemos ficar atentos para não sermos abduzidos pelas "luzinhas" das tecnologias. A tecnologia é uma importante ferramenta que contribuí com a dinamização das aulas, atraí o interesse dos alunos e oportuniza maneiras diferentes de aprender os conteúdos, mas é importante saber utilizá-la com esta finalidade e não apenas como elemento decorativo nas escolas, como foi o caso da escola mostrada no vídeo.
O primeiro passo é a formação continuada dos professores, a aceitação das mudanças na escola e por fim o domínio das ferramentas tecnológicas.
É importante fazer diferente, mas sobre tudo fazer a diferença com os alunos.
A tecnologia deve ser um meio para que o aluno se envolva com o processo educacional e busque ampliar seus conhecimentos, não pode ser apenas um instrumento atrativo para manter o aluno estático, sem desenvolver seu pensamento reflexivo e construtor do seu processo de aprendizagem.
A tecnologia é para revolucionar, reinventar e não apenas enfeitar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário