A partir das leituras que fiz e dos vídeos que assisti por sugestão da interdisciplina de Artes posso afirmar que hoje eu tenho um novo conceito sobre Arte, sobre o fazer artístico e uma valorização maior desse trabalho junto às crianças.
Percebi que é muito importante trabalhar com releituras de artistas, pois assim eles estão aprendendo Arte com pessoas que conhecem muito sobre isso, mas não estão apenas copiando e sim demonstrando o que aprenderam a partir do momento que apresentam suas obras apenas utilizando como suporte o trabalho de um artista para criar um trabalho novo de sua autoria.
Uma proposta pedagógica que utilizei com os meus alunos de estágio foi a releitura sobre a artísta Rochele Zandavalli.
Um pouco sobre Rochele Zandavalli:Rochele Zandavalli é Artista Visual, possui Mestrado em Poéticas Visuais pelo PPGAV do Instituto de Artes da UFRGS, e é graduada em Artes Visuais pelo mesmo Instituto. Professora nos cursos de Graduação Tecnológica em Fotografia, Realização Audiovisual, e Moda, na Unisinos – Universidade do vale do Rio dos Sinos, na Extensão do Núcleo de Fotografia da UFRGS, e pesquisadora na área de Fotoquímica, no mesmo Núcleo. Também atua como professora na Fluxo – Escola de Fotografia Expandida.
Possui obras na Coleção Joaquim Paiva de fotografia em comodato com o MAM/RJ, nos acervos da Fundação Vera Chaves Barcellos, Museu de Artes do Rio Grande do Sul – MARGS, e Museu de Arte Contemporânea MAC/RS. Sua produção em fotografia destaca-se pelo investimento na materialidade do suporte, na mistura entre técnicas, e na coexistência entre tecnologias, trabalhando muitas vezes com processos analógicos em laboratório e processos experimentais. Além de fotografia, seus trabalhos incluem desenhos, pinturas, gravuras, e produções na área da animação e cinema.
Teve exposições e mostras importantes como as Individuais: Rever, no Santander Cultural, Porto Alegre, 2012 e no Centro Cultural Ordovás Filho, em Caixas do Sul, 2013; OCULTO, na Galeria Lunara, Usina do Gasômetro, Porto Alegre, 2009. Também participou de exposições coletivas como: Da matéria sensível – Afeto e forma no acervo do MAC/RS; 2014. Neblina, Galeria dos Arcos, Usina do Gasômetro, 2014; De Humani Corporis Fabrica, no MARGS, em Porto Alegre, 2013; O Melhor de cada um, Gal. Mascate, em Porto Alegre, 2013; Idades Contemporâneas, pelo MAC/RS,Porto Alegre,2012; Labirintos da Iconografia, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), Porto Alegre, 2011; Panorâmica, Usina do Gasômetro, Porto Alegre, 2009; Xirugravuras, Choque cultural, São Paulo/SP, e Museu do Trabalho, Porto Alegre, 2009; Sobreimagem, Galeria ECARTA, Porto Alegre, 2007.
A minha proposta foi dar para as crianças revistas de recorte e eles procurariam figuras humanas, posteriormente comporiam o cenário com momento feliz na Educação Física.
Um deles comentou: "A Educação Físic Quando localizassem as figuras de sua preferência, cada criança as colava numa folha A3 e depois iria compondo o cenário para aquela figura de acordo com sua criatividade e imaginação. Depois de um tempo fui solicitando os relatos do que haviam feito. Um colocou assim "A Educação Física é legal, mas falta a piscina para as aulas de natação.
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