quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

                                                  ESTIMULAR A  CRIATIVIDADE

Acredito que durante muito tempo a escola não se preocupou muito com estimular a criatividade de seus alunos. Lembro-me que a escola focava muito  no tecnicismo, no perfeccionismo, sem dar espaço para algo diferente que fugia dos padrões pré estabelecidos.
Nos meus tempos de escola no Ensino Fundamental tínhamos as "TÉCNICAS DOMÉSTICAS, INDUSTRIAIS E COMERCIAIS" com ênfase a preparação para o trabalho e, no Ensino Médio já se estudava pensando-se no mercado de trabalho escolhendo entre "MAGISTÉRIO, TÉCNICO EM CONTABILIDADE,..." visando o ensino profissionalizante.
Desta forma a criatividade ficava esquecida ou num segundo plano e para aqueles que buscavam opções diferentes, que não se resignavam ao padrão eram vistos como transgressores.
Agora percebo o quanto é bom e importante para a criança este estímulo ao desenvolvimento da criatividade, o quanto essas ações colaboram com a auto-estima e desenvolvimento cognitivo do estudante. O estudante criativo tem mais habilidades para a solução de problemas e consequentemente é mais inteligente. Com o estímulo a criatividade, também há o desejo de realizar novas propostas de trabalho e assim manter o interesse da criança nos estudos.
A partir da proposta de trabalho da interdisciplina de Arte no semestre anterior, propus uma atividade para os meus alunos do estágio que trabalhava com Arte Contemporânea, Música e Pintura. Os meus objetivos eram  expressar-se com a Arte; Estimular a criatividade  e a auto confiança na produção artística pessoal, individual e  com o grupo.Para a realização da atividade eu trouxe recursos variados (tintas, pincéis, esponjas, rolos de pintura, painel de papel). A atividade foi realizada com a audição da música Bolero de Ravel. As crianças gostaram muito do trabalho e , ao finalizá-lo, já estavam me perguntando quando trabalharíamos desta forma novamente.
O resultado foi um trabalho bonito e criativo.







  Realizei o trabalho com a minha turma de estágio (2º Ano). As crianças gostaram muito do trabalho com tintas, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário