domingo, 15 de dezembro de 2019

                                                             O PAPEL DO PROFESSOR

O texto sugerido na interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação "O contexto da prática avaliativa no cotiano escolar" de Lucinete Ferreira apresenta um destaque ao papel do professor que elucida qual deve ser o papel do professor nos dias atuais:

É necessário que o professor tome consciência de que seu papel mudou, ele deve ser o fomentador das aprendizagens, deve proporcionar recursos e estratégias para que seu aluna produza seu conhecimento, realize descobertas, dialogue com seus colegas e teça conclusões sobre o que aprendeu.
O professor vai articular todo esse processo e terá apenas um papel coadjuvante, enquanto o papel principal será do aluno, a partir da realização do inventário de conhecimentos realizados com a turma se fará o elenco das proposições a serem discutidas e debatidas por todos, para que cada um agregue saber para o coletivo da turma.
Desta forma a aprendizagem é um processo coletivo, onde todos participam e o professor conduz esse processo.
Para que isso se efetive na prática se faz necessário remodelar os processos avaliativos na escola, onde a avaliação será contextualizada e terá a participação de todos que compõem a comunidade escolar, incluindo gestores, coordenação pedagógica, professores, famílias e não apenas o aluno com o preenchimento de formulários de perguntas e respostas objetivas sem demostrar reflexão e crescimento do mesmo.
A partir dos resultados demonstrados pelos alunos o professor também terá indicadores do seu trabalho e poderá definir as premissas de suas ações futuras, visando a melhoria no aprendizagem de seus alunos e passando para os responsáveis as necessidades de implantação de recursos ou serviços que contribuam para o êxito do coletivo.

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