INVERSÃO DE PAPEIS
Fragmento do texto de Mudando a Educação com metodologias ativas de José Morán
A escola padronizada que avalia e vê todos de forma igual sem respeitar as suas diferenças está relegada ao passado, precisamos nos apropriar das metodologias ativas que nos apontam caminhos diferentes e trabalham com novas perspectivas onde o professor não tem mais um lugar de destaque e, no qual todos ficam aguardando suas instruções, sem questionar e assumindo a postura de resignação como se o professor fosse o detentor do conhecimento e somente ele pudesse repassar aos seus alunos.
Hoje os alunos já tem sua bagagem de conhecimentos e chegam na escola para compartilhar os saberes.
O primeiro ponto é o professor sair de sua zona de conforto e sair do papel de detentor do conhecimento e assumindo o papel de mediador. Para que isso ocorra a escola atual precisa ser disruptiva com a escola tradicional onde há uma inversão de papéis , ou seja, sala de aula invertida na qual o professor instiga o aluno a buscar e demonstrar conhecimentos. O aluno recebe metas e responsabilidades no processo de construção do conhecimento, tendo um papel ativo e perdendo a condição de passividade na qual absorvia tudo o que o professor repassava.
Essa proposta de ensino coloca o aluno em contato com o conteúdo antes da aula começar e até mesmo fora do contexto escolar.
Esse modelo de ensino se diferencia do modelo convencional onde o saber estava centrado na figura do professor, modelo este que não tem mais espaço na sociedade moderna, uma vez que esta exige sujeitos críticos, autônomos e com capacidade para resolução de problemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário