quinta-feira, 13 de julho de 2017

As Mudanças no Sistema Educacional com o passar dos Anos...


Assim como a vida adulta teve suas mudanças estéticas, comportamentais e principalmente na estruturação de pensamento sobre conceitos, valores, uma nova identidade familiar,... a educação também avançou barreiras e fez alterações em algumas Legislações. 
Na interdisciplina de Organização do Ensino Fundamental assistimos um vídeo com as concepções do professor Jamil sobre LDBEN e, posteriormente, a turma participou de fórum apresentando as suas reflexões sobre o tema.
Eu acredito (conforme texto abaixo, extraído do fórum) que as mudanças são processos reflexivos; no entanto, as mudanças propostas  seguem um e juízo de valor e, em alguns contextos são boas ou não, de acordo com os parâmetros e critérios de quem as propõe.

Eu concordo inteiramente com o professor Jamil Cury que mexer na LDBEN é um retrocesso porque como foi muito bem contextualizado por ele, ao longo dos anos foi se estendendo a obrigatoriedade do ensino. Desta forma, tivemos a presença de crianças e jovens mais tempo dentro da escola, fazendo com que ficassem menos expostos a vulnerabilidade social, ao trabalho infantil ou a subempregos.Com alguns mecanismos alavancados por esta lei oportunizou-se o ingresso de estudantes com algumas dificuldades e procurou-se minimizar preconceitos e discriminações com o diferente.
Eu sou professora há 28 anos e percebi a partir da implantação da lei houve uma diminuição significativa na evasão escolar.
Sabemos que com o tempo se fazem necessárias mudanças, mas as mudanças devem visar melhorias. No entanto, o que se propõe é uma escolarização em menos tempo e a antecipação da profissionalização, deixando lacunas na formação dos jovens. Com isso teremos um acréscimo na evasão escolar dos  bancos universitários, pois os jovens "agora com uma profissão" ingressarão no mercado de trabalho; contribuindo com os cofres públicos e diminuindo gastos com a educação.
Acredito que a intenção do governo neste momento é compensar o déficit econômico cortando custos com a educação, sucateando-a  ainda mais. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário