quinta-feira, 13 de julho de 2017

SER REFLEXIVO



                                 https://pt.wikipedia.org/wiki/Consciência

Ao iniciarmos mais um semestre letivo do PEAD , na interdisciplina de Seminário Integrador V, foi nos trazido para leitura e reflexão o texto “Professor Reflexivo de Isabel Alarcão. A partir da leitura nos damos conta que se faz necessário uma mudança nas nossas ações, precisamos ser seres pensantes para propiciar elementos que tornem nossos estudantes como seres pensantes que analisam, observam as situações e consigam propor mudanças. Quando fazemos uma postagem no blog precisamos pensar sobre algum referencial teórico das interdisciplinas e/ou contextualizar alguma atividade prática realizada com os nossos alunos, fazendo isso estaremos pensando sobre e, necessariamente, refletindo para realizar as mudanças ou adequações necessárias.
Iniciando as postagens com esse foco e parafraseando Dewey que foi citado no texto “A reflexão, pelo contrário, baseia-se na vontade, no pensamento, em atitudes de questionamento e curiosidade, na busca da verdade e da justiça”, procurei rever a minha forma de trabalho, adequar algumas propostas para detectar mudanças efetivas, consistentes e reestruturadas; uma vez que ser professora significa conhecer-me, saber as razões pelas quais estou nessa profissão e da importância que tenho na formação de outros indivíduos que irão ser sociáveis e, portanto, definir a sociedade que queremos agora e no futuro.
Os professores são responsáveis pelo seu desenvolvimento pleno, dominar o funcionamento das escolas, conhecer a Legislação vigente que norteia e orienta a profissão e compreender a importância que se tem na formação dos estudantes, aguçando a sua curiosidade por novos saberes, buscando introduzir novos conhecimentos, estabelecendo valores e promovendo a justiça, quando se dá igualdade de condições para os indivíduos.
Todos devem ter suas armas de defesa, o conhecimento nos dá opções para reflexão e essa é a nossa “munição” para lutarmos contra a desigualdade social, a falta de valorização do ser humano e diferença de ofertas de oportunidades.
Pensamento reflexivo é uma habilidade que se desenvolve a partir do exercício. Para isso precisamos estar diante de problematizações que nos façam ir em busca de soluções e possamos apresentar as nossas argumentações do porquê de nossas respostas. A nossa resposta deve ser fundamentada pela teoria, mas corroborada pela prática.
Quando fazemos esta reflexão de como aprendemos, nos colocamos no papel do aluno e, se entendemos como se aprende, saberemos como fazer aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário