quinta-feira, 13 de julho de 2017

REFLETINDO SOBRE AS MUDANÇAS


As mudanças refletem de formas distintas entre os indivíduos, acredito que esse reflexo se dá a partir das vivências, conhecimentos e se as mudanças influem diretamente ou indiretamente sobre aquele que está tecendo o seu parecer sobre a mudança.
A partir dos vídeos falando sobre "Projeto Político Pedagógico", "Gestão Democrática" e Políticas Públicas", na interdisciplina de Organização do Ensino Fundamental pode-se perceber a importância da reflexão sobre o Projeto Político Pedagógico da escola para se ter uma escola de qualidade, como a Gestão Democrática pode implantar mudanças na escola que queremos e de que forma as Políticas Públicas contribuem para a sua efetivação.
O primeiro passo para a mudança é a participação dos professores, estudantes, funcionários e representantes da comunidade escolar na construção do Projeto Político Pedagógico da escola de forma coletiva. As contribuições de todos tecerão a expressão do pensamento coletivo onde todos são sujeitos de sua criação e execução, não será atribuído papéis para alguns determinem, outros executem e os demais avaliem. Desta forma,  o processo democrático, será o ator principal neste cenário, mostrando uma nova organização na escola com o compromisso de uma de educação de qualidade para todos. 
Num processo participativo coletivo e democrático o sentimento de pertença é muito maior. Observa-se uma forma horizontal entre os integrantes do processo, as decisões são tomadas pelo coletivo e a implantação de mudança é absorvida pelo coletivo, uma vez que todos são responsáveis. 
A essa mudança de comportamento denominamos Gestão Democrática que apenas irá equacionar os diferentes posicionamentos, fazendo com que as discussões cheguem a um consenso, ou seja, não é de minoria ou de maioria, mas sim algo que fique bom para todos.
Para ter-se a qualidade na educação, alem de bons profissionais docentes, funcionários competentes, estudantes motivados para aprender, pais participativos e uma gestão escolar democrática, se faz necessário políticas públicas com uma autonomia financeira decretada para implementar as mudanças necessárias. 
As verbas públicas serão balizadoras das necessidades estruturais, de materiais pedagógicos e manutenções do espaço físico da escola, que através de uma Gestão Democrática vai elencar com o coletivo as prioridades,amparadas por órgãos fiscalizadores constituídos através dos Conselhos Escolares e Círculos de Pais e Mestres da Escola, formados pela representatividade de todos os segmentos da escola. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário