"Compreender é saber como seguir adiante"
Zigmunt Bauman
MUDANÇAS DE CONCEITOS
Assistindo o vídeo de Zigmunt Bauman, na interdisciplina de Organização e Gestão da Educação, fica muito claro a necessidade de mudanças na forma de trabalho, na forma de concepção do ensino e da escola. Precisamos refletir sobre esse contexto que estamos inseridos atualmente, onde a tecnologia é soberana, o conhecimento está acessível para quem desejar acessá-lo e não encontra-se mais em estado"sólido" e imutável como anteriormente fora nos livros e cartilhas dos bancos escolares. Atualmente num estado "líquido", rompendo barreiras e alcançado espaços distintos, o conhecimento avança como uma represa rompendo suas barragens.Com a fluidez do estado líquido, ignorou barreiras. Desta forma, será que conseguiremos permanecer atrelados a trabalhos repetitivos e sem um propósito em nossas turmas? Conseguiremos seguir adiante se considerar o que querem aprender? Quais são suas dúvidas? Quais as suas certezas temporárias?
Será que o sociólogo Bauman , com quase 90 anos de idade seria um sujeito admirado e respeitado se tivesse tido um pensamento acomodado e pouco reflexivo em sua trajetória profissional?
Provavelmente já estaria no esquecimento e anonimato.
Se o professor deve ser um "SER REFLEXIVO" é hora para reflexão e novas propostas de trabalho.
Se grandes potencias mundiais vivem suas crises, já é hora de percebermos que o sistema educacional também tem suas crises, precisamos buscar novas propostas para sair dessa crise do sistema educacional.
É preciso ensinar a pensar e não ensinar conteúdos. Os conteúdos podem mudar, mas quem aprendeu a pensar não desaprende. Os Projetos de Aprendizagens são ferramentas de trabalho que contribuem para esse aprendizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário