MUDANÇA DE AÇÕES NO TRABALHO
"2. PROJETO DE APRENDIZAGEM - A METODOLOGIA
O desenvolvimento de um projeto de aprendizagem
consiste na busca por informações que esclareçam as
indagações de um sujeito sobre a sua realidade. Essas
indagações se manifestam por inquietações advindas de
suas vivências e necessidades em conhecer e explicar o
mundo. O objetivo é o desenvolvimento de um processo
de aprendizagem que alcance a construção de novos
conhecimentos, em que o aprendiz possa sistematizar
informações ampliando sua rede de significações, possa
reestruturar o raciocínio lógico sobre os novos significados
enquanto elabora sínteses de respostas descritivas e
explicativas para sua curiosidade. Enquanto o projeto se
desenvolve, os estudantes constroem uma rede de
conhecimentos em torno da questão investigada (Fagundes
et alli, 1999). O primeiro passo é selecionar uma curiosidade,
que para fins didáticos, denomina-se de “Questão de
Investigação”. A seguir é feito um inventário dos
conhecimentos (sistemas nocionais, ou conceituais dos
aprendizes) sobre a questão. Esse conhecimento pode ser
classificado em dúvidas e certezas. As certezas para as
quais não se conheça os fundamentos que a sustentem
são denominadas de provisórias. As dúvidas são sempre
temporárias."
(fragmento do texto Projetos de Aprendizagem - Uma experiência
mediada por ambientes telemáticos de Léa da Cruz Fagundes, Rosane Aragón de Nevado,
Marcus Vinicius Basso, Juliano Bitencourt,
Crediné Silva de Menezes e Valéria Cristina P. C. Monteiro)
O fragmento do texto que foi apresentado na interdisciplina Projeto Pedagógico em Ação nos dá uma ideia de como é e de como se faz um
Projeto de Aprendizagem.
O objetivo é o aprendiz sistematizar as informações, ampliando seus aprendizados e elaborando respostas para suas dúvidas e suas certezas provisórias.
A partir do mapeamento de nossas turmas de trabalho, partiu-se para o "disparo" das perguntas que alicerçaram as investigações.
Esta forma de trabalho é uma mudança de postura frente as adotadas no passado. Inicia-se do que se que aprender, quais as dúvidas sobre esse conhecimento (Questão de Investigação) e parte-se para as dúvidas e certezas.
As dúvidas e certezas contribuirão para a elaboração dos Mapas Conceituais e da estruturação do Plano de Ação.
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