quinta-feira, 13 de julho de 2017


MUDANÇA DE AÇÕES NO TRABALHO


"2. PROJETO DE APRENDIZAGEM - A METODOLOGIA O desenvolvimento de um projeto de aprendizagem consiste na busca por informações que esclareçam as indagações de um sujeito sobre a sua realidade. Essas indagações se manifestam por inquietações advindas de suas vivências e necessidades em conhecer e explicar o mundo. O objetivo é o desenvolvimento de um processo de aprendizagem que alcance a construção de novos conhecimentos, em que o aprendiz possa sistematizar informações ampliando sua rede de significações, possa reestruturar o raciocínio lógico sobre os novos significados enquanto elabora sínteses de respostas descritivas e explicativas para sua curiosidade. Enquanto o projeto se desenvolve, os estudantes constroem uma rede de conhecimentos em torno da questão investigada (Fagundes et alli, 1999). O primeiro passo é selecionar uma curiosidade, que para fins didáticos, denomina-se de “Questão de Investigação”. A seguir é feito um inventário dos conhecimentos (sistemas nocionais, ou conceituais dos aprendizes) sobre a questão. Esse conhecimento pode ser classificado em dúvidas e certezas. As certezas para as quais não se conheça os fundamentos que a sustentem são denominadas de provisórias. As dúvidas são sempre temporárias."
(fragmento do texto  Projetos de Aprendizagem - Uma experiência mediada por ambientes telemáticos de Léa da Cruz Fagundes, Rosane Aragón de Nevado, Marcus Vinicius Basso, Juliano Bitencourt, Crediné Silva de Menezes e Valéria Cristina P. C. Monteiro)


O fragmento do texto que foi apresentado na interdisciplina Projeto Pedagógico em Ação  nos dá uma ideia de como  é e de como se faz um Projeto de Aprendizagem.
O objetivo é o aprendiz sistematizar as informações, ampliando seus aprendizados e elaborando respostas para suas dúvidas e suas certezas provisórias.
A partir do mapeamento de nossas turmas de trabalho, partiu-se para o "disparo" das perguntas que alicerçaram as investigações.
Esta forma de trabalho é uma mudança de postura frente as adotadas no passado. Inicia-se do que se que aprender, quais as dúvidas sobre esse conhecimento (Questão de Investigação) e  parte-se para  as dúvidas e certezas.
As dúvidas e certezas contribuirão  para a elaboração dos Mapas Conceituais e da estruturação do Plano de Ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário