PROFESSOR REFLEXIVO
A partir das atividades propostas na interdisciplina de Seminário Integrador V percebeu-se a temática era análise, registro e reflexão sobre o material pesquisado.
Quando realizou-se a pesquisa no Blog individual e no da colega de dupla tinha-se o objetivo de classificar as postagens e identificar se houve ou não reflexão ao realizá-las.
É importante que profissionais da área de educação consigam transpor essas habilidades de categorizar uma produção, analisá-la e tecer comentários reflexivos sobre a sua análise.
O professor deve desenvolver a habilidade de realizar uma reflexão da prática, sobre a prática e de como transpor os conhecimentos da prática para a solução de problemas.
As reflexões dos professores embasarão suas novas propostas de trabalha e mudanças de metodologias. Quando não há reflexão há apenas repetições de práticas.
As práticas precisam ser revistas, pois assim como os conceitos não são sólidos e sim líquidos , segundo os estudos de Bauman, as práticas devem seguir a fluidez dos conceitos, sendo constantemente revistas e atualizadas.
A reflexão é uma exigência da profissão de docente.
“Os processos de formação continuada já testados e que podem dar respostas positivas têm algumas características relevantes: os grupos de professores que decidem “tomar nas próprias mãos” o tipo de aula e o conteúdo que irão ensinar, tendo a orientação maior – parâmetros curriculares por exemplo –, como referência e não como fim; a prevalência dos coletivos organizados sobre indivíduos isolados como forma de ação; a interação com professores universitários, envolvidos e comprometidos com a formação de novos professores; o compromisso das escolas com a formação continuada de seus professores e com a formação de novos professores compartilhando seus espaços e conquistas...” (MALDANER, 2009, p. 110).
http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/professor-reflexivo.htm
( acessado em 13/07/17)
Nenhum comentário:
Postar um comentário