A partir da leitura "Por uma Pedagogia da Pergunta de Paulo Freire e
Antonio Faundez", realizada na interdisciplina de Ciências, extrai uma frase (PAULO – Eu sempre digo, ler não é
“passear” sobre as palavras.) que faz uma analogia a uma pergunta,
embora num contexto diferente, feita pela pela minha sobrinha e afilhada
Valentina de 04 anos: Estávamos andando de carro a noite e, de repente
ela me deixa bem desconcertada: "Dinda a Lua está indo embora com a
gente? Não Valentina a Lua está parada no céu, nós é que nos
movimentamos e parece que ela está andando. Não Dinda, olha lá ela está
vindo com a gente!" Neste momento pensei como gostaria de ter lido com
mais atenção os livros de Geografia e não apenas ter passeado pelas
palavras, e assim ter uma resposta com mais argumentos e ser mais
convincente para com a minha sobrinha.
Com este exemplo podemos perceber que é muito importante o papel do educador para estimular e desafiar nossos estudantes para questionamentos que os levem às aprendizagens. Para tanto se faz necessário uma boa formação do professor, embasada por leituras que contribuam para a fundamentação nas respostas aos questionamentos dos estudantes.
O educador precisa estar constantemente ávido por conhecimentos, por novos saberes para assim retransmitir este desejo aos seus alunos, precisa preparar aulas interessantes, instigativas e provocativas para aguçar o desejo dos alunos e motivá-los para questionamentos.
Realizar um projeto de aprendizagem faz com que o professor leia mais, pesquise mais, reflita mais sobre a preparação de suas aulas, verifique previamente a necessidade de materiais ou recursos pedagógicos.
Um professor bem preparado terá mais elementos para proporcionar atividades atraentes e formativas para seus educandos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário