sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

"Cada sujeito tem uma história que precisa ser ouvida, valorizada e compartilhada. Os momentos de encontro para estudo precisam constituir-se em uma troca real de conhecimento e construção de saberes. Quando Telma Weisz aponta que os educadores por vezes atuam, sem que tenham real consciência das concepções teóricas que embasam sua ação, faz-se premente que os espaços formativos possam aproximá-los de uma reflexão entre o saber fazer e o campo teórico."

Recorte do texto: DIÁLOGO ENTRE REPRESENTAÇÃO SOCIAL E IDENTIDADE: CONSIDERAÇÕES INICIAIS de Lícia Vasconcelos e Vítor Caetano.

A leitura do texto foi realizada na interdisciplina de Estudos Sociais com o objetivo de subsidiar uma das tarefas que propunha a construção de um Portfólio sobre identidade.
Destaco este trecho do texto porque ele sintetiza o meu pensamento sobre formação de professores. Conforme já citado anteriormente que um professor bem preparado tem elementos mais atrativos para a formação dos seus educandos é importante destacar que o profissional de educação precisa de subsídios teóricos para embasar sua prática. Este profissional precisa frequentar espaços formativos para que possa desenvolver soluções de intervenção para proporcionar formação aos seus educandos.

O Portfólio é um documento que se for feita uma seleção criteriosa de atividades realizadas com os estudantes, tendo sempre um objetivo norteador, com as reflexões sobre o trabalho comentadas e contextualizadas e organizado dentro de uma sequência cronológica,  será um documento que se constitui num trabalho significativo ou um projeto que pode ser utilizado na formação e implementação de novas aprendizagens para os educandos.



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