OS PROJETOS DE APRENDIZAGEM PODEM ENVOLVER VÁRIAS ÁREAS DO CONHECIMENTO.
A partir da leitura dos textos na interdisciplina de Matemática que
mencionavam as habilidades de lateralização. lateralidade, orientação espacial e
percepção geométrica; destaco algumas atividades que podem fazer parte de um projeto de aprendizagem para trabalhar em aula
para desenvolver estas habilidades:
- confecção de dobraduras (utilizar o
folclore como motivador e, a partir das lendas do “Saci “, do “Boto cor de
Rosa” e trabalhar dobraduras desses personagens;
- montagem de composições artísticas
a partir do Tangran nas idas ao Laboratório de Informática da Escola:
- figuras no Geoplano definas por
atílios;
- construção de maquete da sala de
aula, destacando o colega que está a sua frente, atrás, a sua direita, a sua
esquerda.
O conteúdo apresentado nos textos
corroboram a ideia de trazer pontos de referência como formas de localização,
pois contribuem para que a criança compreenda que a partir dela própria existem
diferentes pontos de vista, assim as noções absolutas na minha frente está o
colega “Pedro”, a minha esquerda a “Mariana” e assim por diante; se tornam
relativas quando a professora troca algum colega de lugar ou a criança está num
ambiente diferente. É necessário que o estudante se desloque mentalmente e
perceba o espaço de diferentes pontos de vista para a sua coordenação espacial.
Desta forma, noções de direção,
sentido, distância, ângulo,... são primordiais para a construção do pensamento
geométrico e a orientação espacial das crianças começa a desenvolver-se a partir das relações que a criança tem com seu
próprio corpo.
Define-se lateralização como a
localização que a criança estabelece a partir de si mesma.
Pode-se dizer que a lateralidade é
construída a partir do momento que utiliza outros pontos de referência além de
si mesma.
A percepção espacial, de acordo com
Stemberg (2000, p.
47) é
“conjunto de processos
psicológicos pelos quais as pessoas reconhecem, organizam, sintetizam e
fornecem significados (no cérebro) às sensações recebidas dos estímulos
ambientais (nos órgãos dos sentidos)”.
O trabalho na escola com projetos envolvendo as diferentes áreas do conhecimento contribuirá muito na formação do adulto. É muito comum vermos adultos no
trânsito que dão o sinal de dobrar a direita, mas efetivamente dobram a
esquerda dando indicativos de que não foram bem trabalhados na sua noção de
lateralidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário