segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017



OS PROJETOS DE APRENDIZAGEM PODEM ENVOLVER VÁRIAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. 
 


            A partir da leitura dos textos na interdisciplina de Matemática que mencionavam as habilidades de lateralização. lateralidade, orientação espacial e percepção geométrica; destaco algumas atividades que podem fazer parte de um projeto de aprendizagem para trabalhar em aula para desenvolver estas habilidades:
            - confecção de dobraduras (utilizar o folclore como motivador e, a partir das lendas do “Saci “, do “Boto cor de Rosa” e trabalhar dobraduras desses personagens;
            - montagem de composições artísticas a partir do Tangran nas idas ao Laboratório de Informática da Escola:
            - figuras no Geoplano definas por atílios;
            - construção de maquete da sala de aula, destacando o colega que está a sua frente, atrás, a sua direita, a sua esquerda.
            O conteúdo apresentado nos textos corroboram a ideia de trazer pontos de referência como formas de localização, pois contribuem para que a criança compreenda que a partir dela própria existem diferentes pontos de vista, assim as noções absolutas na minha frente está o colega “Pedro”, a minha esquerda a “Mariana” e assim por diante; se tornam relativas quando a professora troca algum colega de lugar ou a criança está num ambiente diferente. É necessário que o estudante se desloque mentalmente e perceba o espaço de diferentes pontos de vista para a sua coordenação espacial.
            Desta forma, noções de direção, sentido, distância, ângulo,... são primordiais para a construção do pensamento geométrico e a orientação espacial das crianças começa a desenvolver-se a  partir das relações que a criança tem com seu próprio corpo.
            Define-se lateralização como a localização que a criança estabelece a partir de si mesma.
            Pode-se dizer que a lateralidade é construída a partir do momento que utiliza outros pontos de referência além de si mesma.
            A percepção espacial, de acordo com Stemberg    (2000,    p. 47) é 
                            
   “conjunto de processos psicológicos pelos quais as pessoas reconhecem,  organizam, sintetizam e fornecem significados (no cérebro) às sensações recebidas dos estímulos ambientais (nos órgãos dos sentidos)”.
           
          O trabalho na escola com projetos envolvendo as diferentes áreas do conhecimento  contribuirá muito na formação do adulto. É muito comum vermos adultos no trânsito que dão o sinal de dobrar a direita, mas efetivamente dobram a esquerda dando indicativos de que não foram bem trabalhados na sua noção de lateralidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário