Na interdisciplina Seminário Integrador deste semestre foi dado ênfase as Projetos de Aprendizagem. Os projetos de Aprendizagem são resultados de questões investigatórias, seguindo um formato que atende diversas etapas de um mesmo trabalho.
No desenvolvimento de um Projeto de Aprendizagem buscamos indagar quais são as nossas dúvidas, o que nos interessa conhecer e qual a necessidade de aprendizagem sobre algo que estamos precisando no momento. Estas questões podem estar relacionadas a dificuldades de aprendizagem que estamos percebendo em nossa turma de alunos, a partir disso formulamos as nossas dúvidas e incertezas para poder iniciar um projeto de pesquisa que nos auxilie para sanar essas dúvidas. No Projeto de Aprendizagem segue-se a partir da montagem do quadro de Certezas ou Dúvidas. Feito isso formula-se uma versão preliminar de um mapa conceitual que elenca o que queremos aprender e parte-se para a pesquisa das questões pré-definidas.
É importante também definir um Plano de Ação para que o Projeto de Aprendizagem não perca o foco e desvie das questões já levantadas.
No desenvolvimento do Projeto é essencial realizar diferentes ações para validar ou refutar as certezas e as dúvidas. Tem que contemplar pesquisas, leituras, entrevistas, questionários para dados estatísticos, observações e relatos de dados e/ou fenômenos da natureza,...
Sempre lembrando de informar a fonte de consulta para dar confiabilidade ao conteúdo.
Posteriormente, se faz reflexões e análises para verificar se o trabalho referenda as certezas e esclarece as dúvidas ou necessita de mais elementos.
Também é importante atualizar o mapa conceitual e o plano de trabalho sempre que estes não estiverem em consonância com os resultados que satisfaçam as questões apontadas.
Os projetos de aprendizagens também podem ser ferramentas muito úteis para trabalhar com os estudantes, pois pode-se contemplar estratégias mais amplas para proporcionar aprendizagens qualificadas sobre uma temática de interesse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário