domingo, 19 de fevereiro de 2017

Dando sequência a ideia de um professor bem preparado, não podemos desvincular a inclusão deste cenário, pois a inclusão como projeto de lei , de discursos emblemáticos de políticos às vésperas de eleições e de catedráticos no assunto já se configura como uma realidade. No entanto, no dia a dia das escolas ainda precisa ser reavaliada e implementada porque ela existe de direito, mais em alguns casos ainda não existe de fato.
Na interdisciplina de Seminário Integrador foi proposto que fizéssemos um projeto de aprendizagem no PB WORKS com dúvidas e certezas provisórias sobre um tema que tivéssemos interesse e curiosidade em ampliar nossos conhecimentos. Inicialmente eu iria realizar este projeto em dupla com uma colega do curso e ela sugeriu o tema "Sustentabilidade", mas o projeto não ocorreu neste formato e eu realizei de maneira individual, diante desta perspectiva o tema que me veio de imediato foi o de "Inclusão nas Escolas". Acredito que todo o professor precisa se atualizar sobre este tema, conhecer a Legislação e exercer isso com naturalidade e dedicação no seu cotidiano escolar.
Realizei alguns estudos sobre o tema para meu conhecimento pessoal e para divulgar esse tema entre os meus colegas de profissão.

A INCLUSÃO NO BRASIL

No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases em 1996, no seu texto diz "preferencialmente" incluída e que haverá, quando necessários, serviços de apoio especializado na escola regular para atender as particularidades de cada educando.
Com a Resolução n.2/2001 que instituiu as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, houve um avanço na perspectiva da universalização e atenção à diversidade, na educação brasileira,com a seguinte recomendação:" Os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos,cabendo às escolas organizar-se para o atendimento aos educandos com necessidades educacionais especiais, assegurando as condições necessárias para a educação de qualidade para todos".
Na realidade o processo de inclusão está aquém do que se propõe na legislação, pois a estrutura física e a formação dos educadores ainda não atende o que está proposto em lei. Faltam recursos financeiros e formação para a qualificação dos profissionais.
Para MARIA TERESA EGLÉR MANTOAN , uma das maiores defensoras da Educação Inclusiva no Brasil: "Estar junto é se aglomerar com pessoas que não conhecemos. Inclusão é estar com, é interagir com o outro".
Os envolvidos com inclusão precisam remodelar seu pensamento, vencendo paradigmas e preconceitos arraigados para que possam agir de forma diferente. Precisamos que as ações saiam dos documentos legais para serem registros de ações práticas.

 Texto publicado em 
http://inclusaonasescolas.pbworks.com/w/page/114289699/FrontPage



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