Na interdisciplina de Seminário Integrador foi proposto que fizéssemos um projeto de aprendizagem no PB WORKS com dúvidas e certezas provisórias sobre um tema que tivéssemos interesse e curiosidade em ampliar nossos conhecimentos. Inicialmente eu iria realizar este projeto em dupla com uma colega do curso e ela sugeriu o tema "Sustentabilidade", mas o projeto não ocorreu neste formato e eu realizei de maneira individual, diante desta perspectiva o tema que me veio de imediato foi o de "Inclusão nas Escolas". Acredito que todo o professor precisa se atualizar sobre este tema, conhecer a Legislação e exercer isso com naturalidade e dedicação no seu cotidiano escolar.
Realizei alguns estudos sobre o tema para meu conhecimento pessoal e para divulgar esse tema entre os meus colegas de profissão.
A INCLUSÃO NO BRASIL
No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases em 1996, no seu texto diz "preferencialmente" incluída e que haverá, quando necessários, serviços de apoio especializado na escola regular para atender as particularidades de cada educando.
Com a Resolução n.2/2001 que instituiu as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, houve um avanço na perspectiva da universalização e atenção à diversidade, na educação brasileira,com a seguinte recomendação:" Os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos,cabendo às escolas organizar-se para o atendimento aos educandos com necessidades educacionais especiais, assegurando as condições necessárias para a educação de qualidade para todos".
Com a Resolução n.2/2001 que instituiu as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, houve um avanço na perspectiva da universalização e atenção à diversidade, na educação brasileira,com a seguinte recomendação:" Os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos,cabendo às escolas organizar-se para o atendimento aos educandos com necessidades educacionais especiais, assegurando as condições necessárias para a educação de qualidade para todos".
Na realidade o processo de inclusão está aquém do que se propõe na legislação, pois a estrutura física e a formação dos educadores ainda não atende o que está proposto em lei. Faltam recursos financeiros e formação para a qualificação dos profissionais.
Para MARIA TERESA EGLÉR MANTOAN , uma das maiores defensoras da Educação Inclusiva no Brasil: "Estar junto é se aglomerar com pessoas que não conhecemos. Inclusão é estar com, é interagir com o outro".
Os envolvidos com inclusão precisam remodelar seu pensamento, vencendo paradigmas e preconceitos arraigados para que possam agir de forma diferente. Precisamos que as ações saiam dos documentos legais para serem registros de ações práticas.
Texto publicado em
http://inclusaonasescolas.pbworks.com/w/page/114289699/FrontPage
Nenhum comentário:
Postar um comentário