quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Os Projetos de Aprendizagens podem ser realizados integrando vários conteúdos e despertando a curiosidade das crianças para ampliarem suas aprendizagens.
Na interdisciplina de Ciências coloquei no fórum uma sugestão de atividade que pode ser parte de um projeto de aprendizagem que envolve várias habilidades para a compreensão do conceito de classificação e seriação. A partir desta atividade pode-se ampliar os conhecimentos em sistema monetário, produção textual com o registro das atividades realizadas, ampliar a ideia de reutilizar, dando uma nova utilidade para as embalagens que seriam descartadas, enfim; um repertório grande de atividades que contribuem para as aprendizagens e formulação de conceitos dos estudantes.

Sugestão de atividade envolvendo classificação e seriação:

 
Realizei a atividade com um grupo de alunos de 3º e 4º Ano, com 8 e 9 anos de idade. A atividade foi a partir de diversas embalagens de produtos que são consumidos por suas famílias, foi feita uma classificação das embalagens para comporem um mercadinho. O critério que utilizaram foi agrupar pelas características iguais dos produtos e, posteriormente organizá-los por grupos, por exemplo: produtos de limpeza, cuidados pessoais, cereais, bebidas,...
Classificar é fazer ciência porque o conhecimento científico que temos foi formulado a partir da classificação dos seres a partir de suas semelhanças e características definidas por critérios de classificação. Os seres presentes no ecossistema foram definidos em dois grandes grupos de seres com vida e seres sem vida e depois foi se lapidando em classes e subclasses; a partir da classificação, de acordo com critérios e características pré definidas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário