sexta-feira, 22 de junho de 2018

A TEORIA FUNDAMENTADA

Acredito que toda a ação de planejamento do professor deva ser fundamentada por referenciais teóricos. Nesse semestre tivemos a oportunidade de estudar grandes nomes da Pedagogia que certamente contribuem muito para que possamos definir o nosso planejamento com bases teóricas para uma qualificação da prática.
O empirismo ou achismo em algum momento pode dar certo, mas não podemos utilizar isso como regra de trabalho, pois o nosso trabalho é formar cidadãos. Que cidadão queremos?
Na interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação foi sugerido que conhecêssemos os principais integrantes da Escola Nova. Dentre eles, realizei várias leituras sobre Maria Montessori e descobri aspectos interessantes sobre sua vida pessoal.
https://novaescola.org.br/conteudo/459/medica-valorizou-aluno

A médica italiana Maria Montessori foi a primeira mulher a se formar em Medicina em seu país, foi precursora no campo pedagógico, dando ênfase ao auto aprendizado do aluno e o professor como articulador desse processo, ela atribuía o mérito dessa conquista a criança porque esta nasce com a inteligência, só precisa de estímulos para colocar em prática. Segundo ela a educação vai além do acúmulo de informações, o objetivo da escola deve ser educar para a vida. A evolução mental da criança acompanha o crescimento biológico e pode ser acompanhada em fases distintas da vida. Ela defendia que o intelecto passa pelas mãos, porque pelo toque exploram o ambiente e os objetos.
O método Montessori parte do concreto para o abstrato.




Nenhum comentário:

Postar um comentário