O empirismo ou achismo em algum momento pode dar certo, mas não podemos utilizar isso como regra de trabalho, pois o nosso trabalho é formar cidadãos. Que cidadão queremos?
Na interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação foi sugerido que conhecêssemos os principais integrantes da Escola Nova. Dentre eles, realizei várias leituras sobre Maria Montessori e descobri aspectos interessantes sobre sua vida pessoal.
A médica italiana Maria Montessori foi a primeira mulher a se formar em Medicina em seu país, foi precursora no campo pedagógico, dando ênfase ao auto aprendizado do aluno e o professor como articulador desse processo, ela atribuía o mérito dessa conquista a criança porque esta nasce com a inteligência, só precisa de estímulos para colocar em prática. Segundo ela a educação vai além do acúmulo de informações, o objetivo da escola deve ser educar para a vida. A evolução mental da criança acompanha o crescimento biológico e pode ser acompanhada em fases distintas da vida. Ela defendia que o intelecto passa pelas mãos, porque pelo toque exploram o ambiente e os objetos.
O método Montessori parte do concreto para o abstrato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário