Após assistir o vídeo “Escolas
Democráticas”, o primeiro pensamento que nos vem a mente é de que o título é
inadequado ao conteúdo apresentado. O conteúdo apresentado retrata um ALUNO
RECEPTOR e uma ESCOLA NÂO REFLEXIVA, conceitos não pertencentes à Escola
Democrática que trabalha com a participação igual de todos os segmentos da
escola, sejam professores, estudantes ou funcionários. O ambiente proposto na
escola democrática é um ambiente que estimula e proporciona a todos os
estudantes para que tenham voz ativa, sendo os atores principais do processo
educativo e os professores tem o papel de estimular e propiciar para que isso
se efetive.
O
vídeo nos mostra uma dura realidade e nos faz pensar sobre como o ambiente
escolar oportunizado pelos professores e pelo sistema escolar pode transformar
a vida de seus alunos, tanto para propulsão aos novos saberes como para a
alienação e para a reprodução do que aprendeu, sem ter a permissão para mudar.
No
início percebe-se alunos chegando em frente da escola felizes, com roupas
coloridas, representando suas individualidades e suas diferenças. Cada um traz
sua experiência, seus aprendizados, sua história de vida; onde nenhum é igual
ao outro. No entanto, ao entrarem na escola todos são “iguais”, a mesma cor de
roupa, comportamentos repetitivos, se transformando num aluno receptor de
informações, onde lhe é exigido que faça somente o solicitado dentro do tempo
de aula previsto e acompanhe a mudança do período de aula, de acordo com o
relógio. Não são oportunizados tempos e espaços diferenciados, sendo que se
fosse uma escola democrática seria dado a oportunidade ao aluno de gerir seu
próprio tempo, uma vez que sabemos existem tempos diferenciados para que
ocorram as aprendizagens.
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