sexta-feira, 22 de junho de 2018

ESCOLAS DEMOCRÁTICAS


Após assistir o vídeo “Escolas Democráticas”, o primeiro pensamento que nos vem a mente é de que o título é inadequado ao conteúdo apresentado. O conteúdo apresentado retrata um ALUNO RECEPTOR e uma ESCOLA NÂO REFLEXIVA, conceitos não pertencentes à Escola Democrática que trabalha com a participação igual de todos os segmentos da escola, sejam professores, estudantes ou funcionários. O ambiente proposto na escola democrática é um ambiente que estimula e proporciona a todos os estudantes para que tenham voz ativa, sendo os atores principais do processo educativo e os professores tem o papel de estimular e propiciar para que isso se efetive.
            O vídeo nos mostra uma dura realidade e nos faz pensar sobre como o ambiente escolar oportunizado pelos professores e pelo sistema escolar pode transformar a vida de seus alunos, tanto para propulsão aos novos saberes como para a alienação e para a reprodução do que aprendeu, sem ter a permissão para mudar.
            No início percebe-se alunos chegando em frente da escola felizes, com roupas coloridas, representando suas individualidades e suas diferenças. Cada um traz sua experiência, seus aprendizados, sua história de vida; onde nenhum é igual ao outro. No entanto, ao entrarem na escola todos são “iguais”, a mesma cor de roupa, comportamentos repetitivos, se transformando num aluno receptor de informações, onde lhe é exigido que faça somente o solicitado dentro do tempo de aula previsto e acompanhe a mudança do período de aula, de acordo com o relógio. Não são oportunizados tempos e espaços diferenciados, sendo que se fosse uma escola democrática seria dado a oportunidade ao aluno de gerir seu próprio tempo, uma vez que sabemos existem tempos diferenciados para que ocorram as aprendizagens.

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