Sugestão de atividade com centro de interesse
CENTROS DE INTERESSE
Os centros de Interesse foram criados por Ovide Decroly. O professor propõe aprendizagens em todas as áreas. Assim na área cognitiva favorece a construção de novos conceitos, a partir da observação, da comparação, da assimilação e da acomodação, ajudando a criança a desenvolver seu pensamento, estruturar sua realidade e a interagir com ela.
Na área afetiva, proporciona o ajuste às normas e costumes construídos socialmente, promovendo a passagem da dependência infantil para sua autonomia.
Na área das operações mentais, a criança desenvolve a coordenação viso motora e a construção do esquema corporal.
A organização dos centros de interesse exige três etapas:
A observação: estabelece relações e faz comparações entre as semelhanças e diferenças.
A observação: estabelece relações e faz comparações entre as semelhanças e diferenças.
A associação: análise do estabelecimento de relações e da organização mental de dados que foram coletados a partir da observação.
A expressão: acontece durante a observação e a associação, durante os exercícios de desenho, trabalhos manuais, experiências, leitura, compreensão de palavras, da escrita etc.
A expressão: acontece durante a observação e a associação, durante os exercícios de desenho, trabalhos manuais, experiências, leitura, compreensão de palavras, da escrita etc.
Centro de Interesse: “De agir, trabalhar solidariamente, descansar, divertir-se, desenvolver-se.”
Tema: Brinquedos de Casa
Ano: 2º Ano
Observação:
- trazer brinquedos de casa;
- observar as características dos brinquedos;
- classificar os brinquedos de acordo com o material de que são feitos: madeira, plástico, papelão, ...
Associação:
- comparar alguns brinquedos com objetos reais;
- descobrir a relação de alguns brinquedos com profissões;
- descobrir brinquedos para uso ao ar livre e em grandes espaços;
- descobrir brinquedos que podem surgir juntado diferentes sucatas.
Expressão:
- desenhar os brinquedos observados;
- confeccionar fantoches e outros brinquedos;
- reproduzir com massa de modelar um brinquedo;
- escrever um pequeno texto sobre seu brinquedo preferido.
Esta proposta de trabalho poderia ser adaptada a EJA substituindo o tema os brinquedos por instrumentos específicos para determinadas profissões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário