sexta-feira, 22 de junho de 2018

TEMA GERADOR OU CENTRO DE INTERESSES

Na postagem anterior, o vídeo apresenta um relato sobre Tema gerador. Acredito que a abordagem de Nora Cinel sobre centro de interesses tem uma perspectiva mais técnica, mas se assemelha ao tema gerador.
Sugestão de atividade com centro de interesse
CENTROS DE INTERESSE
Os centros de Interesse foram criados  por Ovide Decroly. O professor propõe aprendizagens em todas as áreas. Assim na área cognitiva favorece a construção de novos conceitos, a partir da observação, da comparação, da assimilação e da acomodação, ajudando a criança a desenvolver seu pensamento, estruturar sua realidade e a interagir com ela.

          Na área afetiva, proporciona o ajuste às normas e costumes construídos socialmente, promovendo a passagem da dependência infantil para sua autonomia.
          Na área das operações mentais, a criança desenvolve a coordenação viso motora e a construção do esquema corporal.
     A organização dos centros de interesse exige três etapas:
      A observação: estabelece relações e faz comparações entre as semelhanças e diferenças.
          A associação: análise do estabelecimento de relações e da organização mental de dados que foram coletados a partir da observação.
          A expressão: acontece durante a observação e a associação, durante os exercícios de desenho, trabalhos manuais, experiências, leitura, compreensão de palavras, da escrita etc.

Centro de Interesse: “De agir, trabalhar solidariamente, descansar, divertir-se, desenvolver-se.”
Tema: Brinquedos de Casa
Ano: 2º Ano

Observação: 
  • trazer brinquedos de casa;
  • observar as características dos brinquedos;
  • classificar os brinquedos de acordo com o material de que são feitos: madeira, plástico, papelão, ...

Associação
  • comparar alguns brinquedos com objetos reais;
  • descobrir a relação de alguns brinquedos com profissões;
  • descobrir brinquedos para uso ao ar livre e em grandes espaços;
  • descobrir brinquedos que podem surgir juntado diferentes sucatas.

Expressão: 
  • desenhar os brinquedos observados;
  • confeccionar fantoches e outros brinquedos;
  • reproduzir com massa de  modelar um brinquedo;
  • escrever um pequeno texto sobre seu brinquedo preferido.

CINEL, Nora Cecília Bocaccio. Centros de Interesse: estratégia utiliza multidisciplinaridade para o desenvolvimento    global. Revista do Professor, Porto Alegre, n. 78, ano 20, p. 32-36, abr./jun. 2004.  

Esta proposta de trabalho poderia ser adaptada a EJA substituindo  o tema os brinquedos por instrumentos específicos para determinadas profissões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário