A educação sempre está em busca da inovação, ou seja, de algo que é novo, uma novidade para trazer ao universo escolar.
No momento parece que este termo está mais latente ainda e associado a novos recursos tecnológicos.
Antes de qualquer posicionamento é importante deixar claro que recurso tecnológico é diferente de tecnologia.
O primeiro refere-se aos instrumentos utilizados como computadores, lousa digital, smartv, celulares, redes de comunicação,...
Enquanto o segundo é o estudo sistemático de métodos, processos ou técnicas que produzam conhecimento.
Desta forma, também não podemos confundir os conceitos de inovação pedagógica com utilização de novos recursos tecnológicos. A inovação pedagógica é a utilização de novas metodologias que levem o aluno a pensar mais, ser mais crítico e autocrítico, que compreender a informação e se posicionar sobre ela.
A inovação tecnológica trouxe para os indivíduos uma nova forma de se relacionar com a informação, ela está mais próxima, mais rápida. E isso confunde um pouco o processo, pois a rapidez que recebemos a informação não deve ser a mesma que a devolvemos, se faz necessário uma leitura atenta e criteriosa, buscando compreende-la de forma correta para que ela não seja entendida de forma incorreta.
esse tempo que ganhamos com a proximidade com as informações deve ser utilizado para análise e reflexão, não podemos trocar qualidade por quantidade.
Acredito que a inovação pedagógica é desenvolver nos estudantes a consciência de que o sujeito tem que ser autônomo, crítico, independente e social. A interação entre os sujeitos não pode ser ofuscada por uma tela digital.
A escola precisa buscar formas de se organizar para que possa utilizar as ferramentas tecnológicas para dissipar a informação para os estudantes interagirem e construírem suas aprendizagens e não apenas um recurso transmissor de mais informações, muitas vezes descontextualizadas sem a preocupação com a verdade e a comprovação científica.
Nós professores não podemos nos esquecer que a observação, experimentação e investigação é que levam às conclusões e não um grande número de postagens da mesma informação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário