A tarefa proposta na interdisciplina de Seminário Integrador exigiu de nós professores um exercício difícil e complexo, quando fomos solicitados a fazer a leitura de referenciais teóricos sugeridos, elaborar uma síntese e, posteriormente produzir um texto com análise comentada de uma cena do meio escolar, fundamentada na síntese anteriormente produzida.
Inicialmente tivemos que a partir da leitura compreender e compilar as principais informações de teóricos catedráticos que pelo seu elevado nível de conhecimento produzem textos densos, com muitas informações e em muitos casos de difícil compreensão para nós meros professores formando do curso de Pedagogia.
Realizado esse complexo exercício tivemos que colocar em prática a nossa compreensão numa situação analítica do cotidiano escolar de uma reunião de professores que foi descrita.
Concluída esta etapa tivemos que analisar e sermos analisados por colegas, nos colocando em situação bastante delicada ao termos que fazer apontamentos ao outro com justificativas que demonstrassem a nossa compreensão e em que pontos o colega não teve compreensão do que leu.
E, a situação de maior complexidade, aceitar que o posicionamento do outro é diferente do nosso e seguir os apontamentos de um colega para a reelaboração do nosso trabalho.
Justamente a figura do professor que é tido como a representação da autoridade do saber, o que fazer nesse momento?
Xingar o colega, reclamar aos nossos professores ou simplesmente acolher e pensar, quantas vezes fazemos isso com os nossos pequeninos estudantes e nem lhe damos a opção de uma segunda opção de outra professora, já que no nosso caso tivemos a opinião de dois colegas distintos.
Enfim, essa tarefa sem dúvida foi muito reflexiva no sentido de termos que, repetidamente, fazer reflexões sobre o que lemos em vários níveis de escrita apresentadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário