sexta-feira, 22 de junho de 2018

A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO


Ao olharmos para o blog , que neste momento, é o recurso para o registro das aprendizagens significativas do semestre e o compartilhamento dessa informações com outros sujeitos envolvidos no processo, ficamos em estado de contemplação igual ao "Helpdesk"(Serviço de apoio a usuários na resolução de problemas técnicos) da idade média da vídeo assistido na Interdisciplina de Educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação. São tantas possibilidades e recursos que no passado não existiam.
Quando ingressei no meu primeiro ano escolar os artefatos utilizados eram cadernos, lápis de escrever, lápis de cor e as tão "desejadas" canetinhas hidrocor para mudar as "fontes" de escritas manuais.
Lembro-me que o meu pai era responsável por fazer a página com os dados de identificação, pois como ele era desenhista tinha uma fonte de letra perfeita e uniforme.
Da mesma forma que Helpdesk também aguardávamos a professora nos dizer quando devíamos virar a página do caderno, fazia um tracinho quando "pular" linhas, o que devia ser sublinhado, como abrir o caderno para que ele não fosse usado de forma incorreta.
Enfim, pequenas informações que eram os grandes saberes da época. Normalmente, percebia-se um interesse enorme por este aprendizado porque era essas as tecnologias que estavam a disposição.
Outro recurso que se utilizava eram folhas mimeografadas que, quando distribuídas, eram quase em "meme" viralizando na turma.
Somente dando uma pausa para reflexão é que percebemos o quando mudou num espaço de tempo relativamente curto, cerca de 30-40 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário