Ao olharmos para o blog , que neste
momento, é o recurso para o registro das aprendizagens significativas do
semestre e o compartilhamento dessa informações com outros sujeitos envolvidos
no processo, ficamos em estado de contemplação igual ao "Helpdesk"(Serviço
de apoio a usuários na resolução de problemas técnicos) da idade média da vídeo
assistido na Interdisciplina de Educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação. São
tantas possibilidades e recursos que no passado não existiam.
Quando ingressei no meu
primeiro ano escolar os artefatos utilizados eram cadernos, lápis de escrever,
lápis de cor e as tão "desejadas" canetinhas hidrocor para mudar as
"fontes" de escritas manuais.
Lembro-me que o meu pai era
responsável por fazer a página com os dados de identificação, pois como ele era
desenhista tinha uma fonte de letra perfeita e uniforme.
Da mesma forma que Helpdesk
também aguardávamos a professora nos dizer quando devíamos virar a página do
caderno, fazia um tracinho quando "pular" linhas, o que devia ser
sublinhado, como abrir o caderno para que ele não fosse usado de forma
incorreta.
Enfim, pequenas informações que
eram os grandes saberes da época. Normalmente, percebia-se um interesse enorme
por este aprendizado porque era essas as tecnologias que estavam a disposição.
Outro recurso que se utilizava
eram folhas mimeografadas que, quando distribuídas, eram quase em
"meme" viralizando na turma.
Somente dando uma pausa para
reflexão é que percebemos o quando mudou num espaço de tempo relativamente curto,
cerca de 30-40 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário