sexta-feira, 22 de junho de 2018

COMO UTILIZAR OS NOVOS RECURSOS TECNOLOGICOS NA ESCOLA?

Hoje temos a nossa disposição lousas digitais, notebooks, data show, smartv, celulares, livros digitais, entre outros.
Será que está errado utilizá-los?
Certamente não, pois eles tornam o aprendizado mais atraente interativo, dinâmico; no entanto, não podem ser os únicos recursos do professor.
Digitar um texto no computador colabora com o professor a medida que o corretor ortográfico sinaliza ao aluno os erros de escrita, mas não exime o papel do professor das técnicas de estimulação para elaboração de um texto  com boas ideias, coerência e consonância com o tema proposto.
A digitação constante não desenvolve a motricidade fina e, se não praticada, a escrita manual será incompreensível.
Realizar jogos flash no Gcomprix torna os cálculos matemáticos mais atraentes, mas não substitui a exploração do material dourado, que é concreto e visual para levar a raciocínio lógico abstrato necessário para a aprendizagem dos cálculos.
Registrar num blog um projeto de aprendizagem não garante a aprendizagem se não ocorreram todas as etapas do projeto de forma concreta.
Participar de uma rede social me traz muitos "amigos", mas a interação social me mostra o conceito de amizade e respeito as diferenças.
Os recursos são importantes mas não substituem o pular corda, os jogos com bola, as cambalhotas e as rodas cantadas que ainda dão sentido às aprendizagens.
Como nos disse Piaget:
" TODO CONHECIMENTO TEM UM NÍVEL FIGURATIVO QUE SE INSCREVE AO CORPO."


Nenhum comentário:

Postar um comentário