Para um bom planejamento o professor também precisa conhecer as etapas do desenvolvimento biológico da criança e atividades adequadas a cada faixa etária.
O PENSAMENTO E A LINGUAGEM SEGUNDO PIAGET
·
PERÍODO SENSÓRIO MOTOR
·
(0-2 ANOS)
|
·
PERÍODO SIMBÓLICO
·
(2-7 ANOS)
|
·
PERÍODO CONCEPTUAL
·
(7-11 ANOS)
|
·
ATIVIDADES ADEQUADAS PARA ESTE PERÍODO:
|
·
ATIVIDADES ADEQUADAS PARA ESTE PERÍODO:
|
·
ATIVIDADES ADEQUADAS PARA ESTE PERÍODO:
|
·
bater em objetos suspensos (mãos e
pés);
·
assoprar e assoprar para deslocar;
·
acertar no "alvo";
·
soltar objetos dentro de caixas;
·
soltar e pegar no ar "sem deixar
cair" (pena, algodão);
·
rasgar;
·
amassar papel;
·
rolar a bola;
·
empurrar com os pés em direção a
"alvos";
·
bater a bola no chão e agarrar em seguida;
·
jogar bola de mão e mão;
·
jogar bola na parede, deixar bater no chão e
agarrar;
·
encaixar;
·
|
·
brincadeiras que envolvam faz de conta e
imaginação.
|
·
Jogos com regras do tipo baralho com pistas;
·
Jogo do Uno;
·
Jogo de seguir instruções.
|
Oi Darling!
ResponderExcluirComo leitora do seu blog. Gostei bastante de se inspirar em Piaget a fim de preparar um bom planejamento. De fato aprendemos muito com este autor.
Para qualificar a postagem é fundamental incluir uma prática desses conceitos, uma referência, ou seja, colocar as informações disponíveis em relação ao texto citado.