PROJETO: "ALIMENTAÇÃO COLORIDA"
2º ANO
JUSTIFICATIVA: A temática Alimentação é motivo de preocupação dos pais e de educadores em todas as idades da infância, principalmente nos primeiros anos, pois estes são decisivos na formação de hábitos saudáveis e a introdução deste tema é difícil porque o mercado alimentício, com auxílio da mídia e de rótulos criativos, proporciona uma oferta muito grande de opções de alimentos atrativos, mas nem sempre nutritivos e por consequente saudáveis.
OBJETIVO GERAL O projeto "Alimentação" tem como objetivo abordar assuntos relacionados à alimentação saudável e colorida para crianças a partir dos 7 anos de idade, ampliando os conhecimentos dos educandos sobre o tema e motivando-os a experimentar e degustar alimentos novos e de valores nutritivos diferentes.
DELIMITAÇÃO DO TEMA: Alimentos saudáveis e Alimentos não saudáveis. Contagem. Gráficos. Classificação e seriação. Letra inicial.
Salada de frutas com frutas variadas trazidas pelas crianças (Contagem da frutas, identificação das cores, degustação para identificação do doce, amargo, azedo composição artística, formando paisagem); Gráfico identificando quantidades de cada fruta; Representação gráfica das frutas; Oficina com legumes (sopa de legumes solicitada no refeitório adaptado a partir do cardápio oficial do "Prato limpo"); Confecção de carimbos com batatas; Obs.: A cada novo alimento apresentado informar às crianças seu valor nutricional e benefícios para o corpo, Recorte de alimentos encontrados em revistas para produção de um cartaz; Escrita dos nomes dos alimentos e identificação da inicial; Representação de frutas e verduras com papel crepon e cola colorida para desenho de folhas e caules das frutas e verduras; Solicitação de rótulos e embalagens dos alimentos consumidos em casa (classificação e seriação, formando grupos por tamanho, cores e alimentos saudáveis e não de alimentos com massinha de modelar formando dois grupos: SAUDÁVEIS / NÃO SAUDÁVElS.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Promover o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança; Favorecer a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários géneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical; Recriar, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas e de medidas; Ampliar a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas; possibilitando situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal; Incentivar a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, promovendo o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas.
RECURSOS: Livros sobre alimentação; Frutas da estação; Folhas de desenho; Massinha de modelar; Folhas de desenho; Papel crepon; Lápis de escrever; Lápis de cor; Giz de cera; Tesoura; Cola branca e Cola colorida.
DURAÇÃO: Dois meses.
AVALIAÇÃO: Observação diária na escola nas produções dos trabalhos relativos ao tema e relato da família nas mudanças dos hábitos alimentares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário