sexta-feira, 22 de junho de 2018

Henri Wallon




A partir dos referenciais teóricos indicados na interdisciplina de Linguagem e Educação, achei muito interessante a teoria de Wallon que segundo ele, a criança é emocional e aos poucos vai se tornando sócio cognitivo. Suas afirmações são de uma linha de pensamento interacionista, onde sua base teórica é definhada a partir das relações da criança com os outros indivíduos e seu meio. As trocas  inter-relacionais entre a criança e os indivíduos que a cercam irão definir o adulto que ela se tornará. Até cerca de três anos a criança depende dos outros para entender o mundo que a rodeia.
            Sua teoria está alicerçada sob quatro campos funcionais:
            - Afetividade
            - Movimento
            - Inteligência
            - Formação do Eu como pessoa
             Estágios do Desenvolvimento:
            - Impulsivo-Emocional: (do nascimento até um ano)
            É predominantemente afetivo, totalmente imersa no seu mundo, movimentos desorientados, mas o ambiente propicia o desenvolvimento das habilidades funcionais;
            - Sensório- motor projetivo: (dos três meses aos três anos de idade)
            A inteligência é prática, obtida pela interação com objetos com o próprio corpo. Período de formação da personalidade e autoconsciência.
            - Estágio do Personalismos: (dos três aos seis anos de idade).
Período de formação da personalidade e autoconsciência
                       A criança é opositora ao adulto.
            - Estágio Categorial: (dos seis aos onze anos)
            Começa a abstrair conceitos concretos e fazer categorizações mentais.
            -Estágio da Adolescência: (inicia aos onze ou doze anos)
            Transformações físicas e psicológicas pelo desenvolvimento do sistema endócrino. Conflitos internos e externos. Estágio da busca por autoafirmação e desenvolvimento da sexualidade.
            De acordo com Henri Wallon a cognição* é um elemento fundamental na origem do desenvolvimento dos processos mentais do indivíduo completo, sendo o seu desenvolvimento relacionado às suas interações com o meio em que está inserido.
*cognição: ato ou processo de aquisição de conhecimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário