A partir
dos referenciais teóricos indicados na interdisciplina de Linguagem e Educação, achei muito interessante a teoria de Wallon que segundo ele, a criança é emocional
e aos poucos vai se tornando sócio cognitivo. Suas afirmações são de uma linha
de pensamento interacionista, onde sua base teórica é definhada a partir das
relações da criança com os outros indivíduos e seu meio. As trocas inter-relacionais entre a criança e os
indivíduos que a cercam irão definir o adulto que ela se tornará. Até cerca de
três anos a criança depende dos outros para entender o mundo que a rodeia.
Sua teoria está alicerçada sob
quatro campos funcionais:
- Afetividade
- Movimento
- Inteligência
- Formação do Eu como pessoa
Estágios do Desenvolvimento:
- Impulsivo-Emocional: (do
nascimento até um ano)
É predominantemente afetivo,
totalmente imersa no seu mundo, movimentos desorientados, mas o ambiente
propicia o desenvolvimento das habilidades
funcionais;
- Sensório- motor projetivo: (dos
três meses aos três anos de idade)
A inteligência é prática, obtida
pela interação com objetos com o próprio corpo. Período de formação da
personalidade e autoconsciência.
- Estágio do Personalismos: (dos
três aos seis anos de idade).
Período de
formação da personalidade e autoconsciência
A criança é opositora ao adulto.
- Estágio Categorial: (dos seis aos
onze anos)
Começa a abstrair conceitos
concretos e fazer categorizações mentais.
-Estágio da Adolescência: (inicia
aos onze ou doze anos)
Transformações físicas e
psicológicas pelo desenvolvimento do sistema endócrino. Conflitos internos e
externos. Estágio da busca por autoafirmação e desenvolvimento da sexualidade.
De acordo com Henri Wallon a
cognição* é um elemento fundamental na origem do desenvolvimento dos processos
mentais do indivíduo completo, sendo o seu desenvolvimento relacionado às suas
interações com o meio em que está inserido.
*cognição:
ato ou processo de aquisição de conhecimento.
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